Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
06:52:27
informe o texto

Notícias / Judiciário

23/04/2021 às 18:40

Carlos Alberto assume no TRE e defende combate à fake news

Além dele, assumiu também como juíz-membro no TRE a desembargadora Nilza Maria Póssas de Carvalho e irão comandar a Justiça Eleitoral

Eduarda Fernandes

Carlos Alberto assume no TRE e defende combate à fake news

Foto: Reprodução / TRE-MT

Os desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha e Nilza Maria Póssas de Carvalho tomaram posse nos cargos de juízes-membros do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Eles irão comandar a Justiça Eleitoral de Mato Grosso no biênio 2021/2023, no lugar de Gilberto Giraldelli e Sebastião Barbosa Farias. A solenidade foi no final da tarde desta sexta-feira (23), em ambiente virtual.

Na próxima terça-feira (27), às 9h, o Pleno do TRE escolherá, por meio de votação, entre os dois empossados, quem exercerá o cargo de presidente e quem atuará como vice-presidente e corregedor regional eleitoral. Em seguida, terá início a solenidade que marca a entrada dos novos dirigentes no exercício dos respetivos cargos.

Leia também - Promotor critica falta de vacina e garante tolerância zero com fura-fila

Carlos Alberto fez o uso da palavra em seu nome e de Nilza Maria. “Quis o destino que a nossa posse ocorresse de forma inédita, em ambiente virtual, marcando inicio de uma nova era”, comentou em referência à pandemia e dedicando palavras de conforto e solidariedade com aqueles que perderam entes para a doença e tiveram suas vidas afetadas pelo momento. O desembargador aproveitou a ocasião para rogar por dias melhores.  

“É muita pretensão, mas quero e vamos seguir a trajetória percorrida neste TRE por grandes nomes da magistratura mato-grossense”, sinalizou. Na sequência, relembrou momentos históricos do TRE-MT, que serviram para aprimorar o avanço tecnológico, garantindo o pleno exercício da democracia.

“E nesse momento, certamente, a Justiça Eleitoral continuará agindo firme para tolher a disseminação das fakenews, que traz dados inventados para alterar a opinão das pessoas. O TSE, com a participação de todos os TREs, estão engajados no combate a essa prática nefasta. A tarefa não está somente a cargo da Justiça Eleitoral, mas de toda a população que deve procurar certificar o que recebe e o que vai repassar nas redes sociais. Se assim agirmos, evitaremos a divulgação de atos contrários a verdadeira democracia”, destacou.

Carlos Alberto ainda pediu colaboração da população de forma geral, e da imprensa, tanto no enfrentamento das notícias falsas, bem como contra todos os ilícitos eleitorais.

A celeridade na prestação jurisdicional e o combate à corrupção também foram bandeiras prometidas para a gestão que se inicia. O desembargador prometeu “trabalhar incansavelmente” neste sentido.
 
Eleição

Carlos Alberto e Nilza Maria foram eleitos em 25 de fevereiro deste ano, pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em sessão extraordinária por videoconferência. O voto de cada membro do Pleno foi secreto, utilizando sistema eletrônico de votação não presencial.

Dentre as funções que os aguardam estão o julgamento de recursos eleitorais e a condução do processo eleitoral de 2022, quando haverá eleição para presidente do Brasil, governador do Estado, senadores, deputados federais e estaduais.

Convidados

Participaram da cerimônia virtual o governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, a presidente e vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadoras Maria Helena Gargaglione Póvoas e Maria Aparecida Ribeiro, o procurador-geral de Justiça José Antônio Borges, o presidente da Assembleia Legislativa Max Russi (PSB), o presidente da OAB-MT Leonardo Campos, o chefe da Defensoria Pública de MT Clodoaldo Queiroz, o presidente do TCE-MT Guilherme Maluf, entre outros.

Mauro Mendes, ao lado de Mauro Carvalho, parabenizou Gilberto Giraldelli e Sebastião Farias pela gestão exercida e a forma como conduziram o processo eleitoral de 2020, em meio à pandemia. Inclusive, tal condução foi objeto de vastos elogios pelas autoridades que prestigiaram a posse de Carlos Alberto e Nilza Maria.

Composição

A Corte do TRE é composta de sete magistrados, sendo dois desembargadores, escolhidos dentre os membros do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso; dois juízes de Direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso; um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região; dois advogados, nomeados pelo Presidente da República, escolhidos dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo TJMT.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet