Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
19:57:59
informe o texto

Notícias / Política

24/04/2021 às 14:00

Internado há mais de 60 dias, Barranco pode voltar à Assembleia em maio

Presidente da Assembleia, Max Russi estima que colega retorne ao parlamento em 15 dias

Camilla Zeni

Internado há mais de 60 dias, Barranco pode voltar à Assembleia em maio

Foto: Reprodução

Depois de mais de dois meses longe do parlamento, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) poderá voltar à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) já no mês de maio. A informação foi passada pelo presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB), na última sexta-feira (23).

Barranco foi hospitalizado para tratamento da covid-19 em fevereiro, quando também teve o quadro agravado e precisou ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva, intubado e transferido para um hospital particular em São Paulo. Em recuperação, ele teve alta da unidade no dia 8 de abril.

Conforme o presidente, apesar de Barranco ainda estar hospitalizado, a expectativa é que o deputado retorne à Casa em duas semanas. “A gente espera que ele retorne nos próximos 15 dias. Ele acordou, já está tranquilo, saiu do hospital…”, comentou Max Russi. 

No mês de março, houve um início de mobilização no gabinete do parlamentar para que o suplente, Henrique Lopes (PT), assumisse a cadeira “deixada” por Barranco. Entretanto, a tentativa de mudança foi paralisada depois que, poucos dias depois, a assessoria do parlamentar informou que Barranco havia acordado do coma induzido. A novidade “cortou o clima”.

Para o presidente da ALMT, porém, havia a possibilidade de que a mobilização do suplente fosse infrutífera. Isso porque, conforme o Leiagora noticiou, o regimento interno da ALMT e a Constituição Estadual não preveem a possibilidade de posse do suplente antes de um período de afastamento de 120 dias. 

Entretanto, Henrique ainda pode assumir na Assembleia caso, ao retornar para o parlamento, Barranco assine um pedido de licença de, no mínimo, quatro meses, para se recuperar melhor. Caso a previsão de Russi não se cumpra também, ainda restam quase outros 60 dias até que o suplente seja legalmente autorizado a assumir a vaga.

Cabe destacar que, segundo a assessoria do parlamentar, Barranco segue em uma enfermaria em São Paulo, onde tem as atividades de fortalecimento muscular, ao contrário do que comentou Max Russi. Na quinta-feira (22), o parlamentar ficou em pé pela primeira vez desde que foi hospitalizado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet