Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
19:40:06
informe o texto

Notícias / Política

26/04/2021 às 09:00

Max Russi nega proposta do governo para aposentados e desiste de estimar prazo

Nova alíquota de previdência para aposentados do estado está em análise desde fevereiro, mas comissão ainda não chegou em uma solução

Camilla Zeni

Max Russi nega proposta do governo para aposentados e desiste de estimar prazo

Foto: Assessoria

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), avaliou não ser mais capaz de estimar um prazo para que os deputados da Comissão Especial da Previdência e o Governo do Estado cheguem a um consenso em relação à proposta de previdência para aposentados e pensionistas do estado. 

O assunto está em discussão oficialmente desde fevereiro, quando maioria dos deputados da ALMT decidiu manter veto do governador Mauro Mendes (DEM) a uma proposta que retirava a alíquota de 14% de contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas do Estado. Essa proposta partiu do deputado Lúdio Cabral (PT) seis meses depois que a própria ALMT aprovou a reforma da previdência com a alíquota. 

De acordo com Russi, o impasse, ao contrário do que especulava a imprensa, não se dá em razão da diferença de propostas levadas pelo governo e pelos deputados. 

“Não tem proposta deles ainda. Se tivesse essa proposta de isentar quem ganha até R$ 3 mil, acho que era um caminho que poderia ser traçado de forma certa, mas não chegou essa proposta ainda”, revelou Russi na sexta-feira (23), após lançamento do estacionamento da ALMT como novo polo de vacinação contra a covid-19 em Cuiabá. 

Conforme o Leiagora tem noticiado, a intenção da Comissão Especial da Previdência é que o governo isente da contribuição ao menos os aposentados e pensionistas que recebem até o teto do INSS, de R$ 6,4 mil. Segundo o presidente da comissão, deputado Eduardo Botelho (DEM), o Estado já está fazendo um estudo para verificar até qual valores conseguirá liberar da taxação. 

Segundo Russi, em razão dos impasses e da complexidade dos cálculos, não é possível apontar uma nova estimativa para que o caso seja solucionado. Isso depois que ao menos quatro datas já foram apontadas como o prazo para uma definição.

“Precisa passar no Conselho do MT Prev ainda, mas eu acredito e espero que essa comissão, que está fazendo as tratativas com o governo, possa avançar o mais rápido possível para ter uma posição clara. Se eu falar algum prazo agora, vou estar sendo leviano com os aposentados”, finalizou o parlamentar. 

Apesar dos imbróglios para definir a questão dos aposentados em geral, a proposta para os servidores que são portadoras de doenças raras já foi finalizada. Conforme Russi, esse projeto deve ser levado ao Conselho do MT Prev até o dia 29 deste mês, para análise.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet