Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
17:57:11
informe o texto

Notícias / Política

25/04/2021 às 15:45

Vereador convoca secretária de saúde para explicar remédios vencidos

A denúncia surgiu de uma fiscalização realizada pelos vereadores Diego Guimarães (Cidadania), Maysa Leão (Cidadania), Marcos Paccola (Cidadania) e Michelly Alencar (DEM)

Leiagora

Vereador convoca secretária de saúde para explicar remédios vencidos

Foto: Assessoria

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) vai apresentar na sessão ordinária de terça-feira (27), requerimento de convocação da Secretaria Municipal de Saúde Ozenira Félix, para explicar as graves denúncias de milhares de remédios que foram encontrados vencidos na última sexta-feira (23), no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos da Prefeitura de Cuiabá.  
 
A convocação também será estendida ao diretor do Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos da Prefeitura de Cuiabá.  
 
No requerimento o parlamentar aponta a necessidade premente da convocação da secretária diante da grave denúncia da existência de milhares de remédios vencidos. A denúncia surgiu de uma fiscalização realizada pelos vereadores Diego Guimarães (Cidadania), Maysa Leão (Cidadania), Marcos Paccola (Cidadania) e Michelly Alencar (DEM). Dilemário disse que o fato causou indignação na população cuiabana, visto que pacientes das unidades de saúde tem sofrido com a falta de remédios. 
 
“A fiscalização realizada pelos vereadores foi registrada em vídeo. As imagens de pilhas de caixas de medicamentos vencidos chocam. Muitos desses medicamentos vencidos são essenciais para o tratamento de pessoas com Covid que estão em UTIs. Remédio com o custo muito alto, como o AmBisome, um antifúngico, cuja caixa com 10 ampolas custa mais de R$ 22 mil, foi também encontrado com data vencida. Até latas de leito ninho, que deveriam ter sido distribuídas para crianças que estão em tratamento, estavam vencidas. Um absurdo! A Câmara não pode se omitir. É preciso convocar a secretária para explicar essa barbaridade”, explicou o vereador Dilemário. 
 
Os medicamentos encontrados venceram em julho, setembro e dezembro de 2020, e muitos outros neste ano, conforme as datas de validade que constam nas caixas armazenadas no centro de distribuição da prefeitura. Entre eles, centenas de caixas de Amoxilina (antibiótico), Atenolol (usado para doenças cardiovasculares), Nistatina (antifúngico), Simeticona, Lufbem, Lidogel, Paracetamol e água oxigenada.  
 
“A secretária Ozenira tem dito a imprensa, tentando justificar, depois que veio à tona esse escândalo dos medicamentos vencidos, que ela determinou em outubro de 2020 uma averiguação sobre essa situação. Mas como que pode, depois de seis meses, que ela tomou essa iniciativa, muitos medicamentos continuarem ficando nas prateleiras até vencer a data da sua validade sem que fossem distribuídos para a unidades de saúde? A secretária e o diretor do Centro de Distribuição de Medicamentos, precisam explicar isso no plenário da Câmara Municipal, pois tudo leva a crer que milhões de reais em dinheiro público foram jogados na lata do lixo”, disse o vereador Dilemário Alencar. 

Para a convocação da secretária de saúde dar explicações em sessão ordinária da Câmara Municipal, é preciso que o requerimento proposto pelo vereador Dilemário seja aprovado por 13 vereadores. O parlamento municapal é composto por 25 vereadores. 

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Sueli Parra 26/04/2021 às 00:00

    Que absurdo,incompetência da equipe,tem que trocar todos ,a começar pela secretária

 
Sitevip Internet