Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
11:36:10
informe o texto

Notícias / Política

27/04/2021 às 07:00

Com exigência de temperatura, Estado analisa logística para receber vacinas da Pfizer

Governador disse que ainda não teve confirmação de que MT receberá doses da Pfizer, mas já estuda rota de distribuição

Camilla Zeni

Com exigência de temperatura, Estado analisa logística para receber vacinas da Pfizer

Foto: Dado Ruvic/Reuters

O Ministério da Saúde ainda não confirmou a distribuição das vacinas da Pfizer para Mato Grosso, mas o governo do Estado já estuda a logística necessária para a distribuição dos imunizantes. Segundo o Governo Federal, a estimativa é de que as vacinas sejam distribuídas a partir do dia 29 de abril. 

"Ainda não fomos notificados sobre o recebimento da Pfizer. Provavelmente essa vacina deve ficar circunscrita a poucas regiões. Estamos já conversando pra ver a logística. Se Mato Grosso receber essa destinação, com certeza vamos trabalhar para ter as condições de recebê-la aqui e aplicá-la”, informou o governador Mauro Mendes (DEM), nessa segunda-feira (26). 

Segundo Mauro, em razão das exigências específicas para armazenamento, as vacinas não deverão ser distribuídas seguindo o mesmo esquema logístico das demais. “Não dá para distribuir como a outra vacina, que basta um recipiente de até 8ºC, com gelo você consegue isso. Então, vamos restringir isso onde essa logística pode ser executada e ao menor custo”, disse.

Conforme a Anvisa, as vacinas da Pfeizer têm uma exigência de baixas temperaturas para armazenagem, muito diferente das demais. No caso desse imunizante, ele pode ser guardado em temperaturas entre -25ºC e -15ºC por um período de até duas semanas. Depois, deve ser mantido em temperatura entre -90ºC e -60ºC.

Por conta da particularidade, o Ministério da Saúde informou que deve enviar as doses para algumas das capitais do Brasil. Ao todo, foram adquiridas 100 milhões de doses das quais 1 milhão chegam ao Brasil no dia 29. 

Após o anúncio do ministério na semana passada, o deputado federal Emanuelzinho Neto (PTB) informou que Cuiabá é uma das capitais com condições para receber o imunizante. Segundo ele, a garantia foi dada pelo Hospital Geral de Cuiabá, que conta com um ultrafreezer, no Laboratório de imunogenética e Biologia Molecular do HG. 

Depois da “descoberta”, o deputado oficiou o Ministério da Saúde, que ficou de dar um retorno sobre as condições da Capital mato-grossense até esta segunda-feira. O Leiagora procurou Emanuelzinho para saber sobre o retorno, mas não obteve respostas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet