Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
15:05:12
informe o texto

Notícias / Geral

27/04/2021 às 10:50

Bolsonaro veta dedução de IR a empresa que contratar leito para o SUS

Projeto, que buscava disponibilizar mais unidades de internação para pacientes com Covid-19, foi uma iniciativa da cúpula do Congresso

Metrópoles

Bolsonaro veta dedução de IR a empresa que contratar leito para o SUS

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou, com vetos, o projeto que cria o programa Pró-Leitos, que concedia deduções no Imposto de Renda (IR) a empresas e pessoas físicas que contratassem leitos privados de Covid-19 para uso do Sistema Único de Saúde (SUS).

O principal trecho vetado pelo presidente previa que pessoas jurídicas enquadradas na modalidade Lucro Real do imposto de renda e que contratassem leitos para o SUS poderiam deduzir o valor investido na declaração do IR referente ao ano-calendário de 2021.

Segundo o governo, o veto ao dispositivo ocorreu por “inconstitucionalidade e interesse público”.

O presidente também vetou uma parte do projeto que determinava que, em cada estado, seriam suspensas as cirurgias eletivas das redes pública e privada sempre que a ocupação dos leitos atingisse 85%. A regra só não seria aplicada para procedimentos de oncologia e cardiologia.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, a medida desconsidera que, em um mesmo estado, diferentes municípios podem ter taxa de ocupação variada. O governo também alega, para o veto, que a determinação postergaria o tratamento de outras doenças igualmente graves.

“Do mesmo modo, a proposta poderia reduzir ainda mais as internações cirúrgicas no âmbito do SUS, as quais já tiveram uma redução de mais de 25% de 2019 para 2020, assim como acarretaria no aumento da demanda reprimida e já agravada pela epidemia da Covid-19”, diz o comunicado do Planalto.

Cúpula do Congresso

O projeto foi uma iniciativa da cúpula do Congresso e aprovado no fim de março. Seu objetivo era aumentar a disponibilidade de leitos nas cidades brasileiras, em meio à alta ocupação no país. ​

Com os vetos, a lei fica esvaziada, dado que o incentivo à contratação de leitos seria justamente a dedução no IR.

Os vetos de Bolsonaro precisam ainda ser analisados pelo Congresso, que pode mantê-los ou derrubá-los. Para que um veto seja rejeitado, são necessários 257 votos de deputados e 41 de senadores.

A lei, com os vetos, foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União (DOU).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet