Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
02:07:38
informe o texto

Notícias / Política

28/04/2021 às 07:00

Paccola acusa Prefeitura de ter tentado esconder dos medicamentos vencidos

Situação teria sido flagrada durante a fiscalização surpresa no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá

Eduarda Fernandes e Paulo Henrique Fanaia

Paccola acusa Prefeitura de ter tentado esconder dos medicamentos vencidos

Foto: Carol Siqueira / Câmara de Cuiabá

O vereador por Cuiabá, tenente-coronel Marcos Paccola (Cidadania), afirma ter certeza que, ao participar de uma fiscalização surpresa no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá, presenciou uma tentativa de ocultação de medicamentos vencidos. A vistoria foi feita junto com os vereadores correligionários Diego Guimarães, que está de licença médica, e Maysa Leão, e ainda Michelly Alencar (DEM).

“Eu fui para lá para verificar uma ocultação que eles estavam começando a fazer, de levar os medicamentos para o barracão do patrimônio, que também foi comprovada junto com a Delegacia de Combate à Corrução que de fato estava acontecendo”.

Leia também - TCE vistoria Centro de Distribuição de Cuiabá e confirma medicamentos e insumos vencidos

O assunto foi objeto de debate em sessão realizada na Câmara de Cuiabá, na manhã desta terça-feira (27), ocasião em que a secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, foi ouvida. Ela admitiu ter conhecimento dos medicamentos vencidos, mas alegou que a ação dos vereadores acabou atrapalhando a investigação que vinha sendo feita pela prefeitura, desde outubro do ano passado, para apurar a irregularidade no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos da Capital.

Antes da audiência, Paccola conversou com a imprensa e disse ter “certeza absoluta que eles estavam iniciando, já vendo que nós estávamos em cima de procurar identificar esses medicamentos, eles estavam removendo esses medicamentos para o barracão do patrimônio”.

Segundo o parlamentar, esses medicamentos não existem mais no sistema da secretaria, pois estão catalogados como “dispensação por vencimento”. “O que fiquei mais indignado foi com a posição da secretaria. Primeiro que a culpa é nossa de que teríamos invadido, coisa que não fizemos, estávamos no exercício da nossa atividade parlamentar e com autorização das pessoas que lá estavam. E mais, de dizer que aquilo só aconteceu porque o contrato de dispensação da maneira correta não estava assinado, por isso estava ali aquela medicação. Ou seja, se tivesse um contrato, aquilo ali teria sido descartado, ninguém saberia, nem a população nem os vereadores, o que é algo mais absurdo ainda”.

O que mais indigna e revolta Paccola é o fato de existir uma empresa terceirizada para fazer a gestão de medicamentos e evitar o desperdício. “Além de desperdiçar o medicamento, desperdiça o dinheiro público contratando empresa que não faz. Agora, se a empresa fez, quem recebe esses relatórios e não toma providências? Por isso que precisa de uma investigação muito bem feita”.

Outro lado

Por meio de assessoria, a secretaria de Saúde enviou a seguinte nota:

Em relação à declaração do vereador  Tenente Coronel Paccola de que teria presenciado a ocultação de medicamentos vencidos,  a Secretaria Municipal de Saúde informa que desconhece tal afirmação, uma vez que o parlamentar esteve na audiência realizada nesta terça-feira (27), em que pôde fazer questionamentos à secretária Ozenira Félix e equipe, e que tal acusação não procede. Os medicamentos fora do prazo de validade estão no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos  (CDMIC) aguardando apuração e procedimento de  descarte correto, por parte de empresa especializada. A SMS destaca que não tem nada a esconder e já está prestando todos os esclarecimentos sobre o caso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet