Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
16:33:47
informe o texto

Notícias / Geral

29/04/2021 às 15:01

Dia 'D' de vacinação contra H1N1 acontece neste sábado em VG

A primeira fase da vacinação vai até o dia 10 de maio

Leiagora

Dia 'D' de vacinação contra H1N1 acontece neste sábado em VG

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Neste sábado, 1º de maio, será realizado o dia ‘D’ de vacinação contra H1N1. Para a ação, foram disponibilizadas 21 unidades de saúde que ficarão abertas das 7h às 17h nesse feriado de Dia dos Trabalhadores.

O objetivo é acelerar a campanha, uma vez que o Ministério da Saúde inverteu os grupos prioritários, em decorrência da Campanha de Vacinação contra a covid-19, e está priorizando vacinar crianças, gestantes e puérperas contra H1N1.

Nesta primeira etapa que vai até o dia 10 de maio, serão imunizadas crianças entre 6 meses até as que não completaram 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com filhos até 40 dias), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

A decisão da Secretaria Municipal de Saúde em destinar um Dia D é decorrente da falta de procura das pessoas pela imunização, já que as preocupações estão centradas no novo coronavírus. É necessário cuidado redobrado contra toda e qualquer doença respiratória, pois uma enfermidade acaba sendo potencializada por outra.

“A vantagem é que as unidades estão localizadas em todas as regiões da cidade, o que facilita a ida aos postos. Temos que dar atenção especial a esta campanha, uma vez que a síndrome gripal também pode acarretar a morte se não cuidada, e seu diagnóstico confunde com outras enfermidades como covid-19, a dengue, Chikungunyia e Zika. A vacina é segura e efetiva para a prevenção da gripe influenza, sendo por meio dela que se consegue reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, informou o secretário de Saúde, Gonçalo Barros.

Nas campanhas anteriores à pandemia, o primeiro grupo a vacinar contra H1N1 eram os idosos. Porém, em decorrência da campanha de vacinação da covid-19, que está imunizando idosos acima de 60 anos, a recomendação do Ministério da Saúde é não aplicar a vacina de H1N1, até completar 30 dias da imunização com as duas doses.

Pessoas com quadro que sugerem infecção por covid-19 devem adiar a vacinação contra a influenza H1N1.

“Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção pelo novo coronavírus, o ideal é que a vacinação seja adiada até a recuperação clínica total do quadro de covid-19 e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas do resultado positivo por PCR em pessoas assintomáticas. As doses estarão reservadas para estes grupos estabelecidos”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina Silva Moura.

Ficarão abertas neste dia ‘D’ de vacinação

 
  • Unidades de Estratégia Saúde da Família, localizadas nos bairros: Água Vermelha, Capão Grande, Manga, Unipark, Manaíra, Vila Arthur, São Matheus e Aurília Curvo.
 
  • Centros de Saúde localizados nos bairros: Cohab Cristo Rei, Água Limpa, Nossa Senhora da Guia e Jardim Imperial.
 
  • Clínicas de Atenção Primária (antigas Policlínicas) localizadas nos bairros Cristo Rei, Marajoara, Jardim Glória, 24 de Dezembro e Parque do Lago.
 
  • Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas nos bairros: Ouro Verde, Construmat, Jardim Eldorado e Santa Isabel.

Dados

Segundo dados da Vigilância em Saúde, desde que iniciou a Campanha de Vacinação contra H1N1, no município, no dia 13 de abril, foram aplicadas 6.805 doses da vacina de H1N1, sendo 19,5% em crianças, 17,3% em gestantes, 16,1% em trabalhadores da saúde e 22,6% em puérperas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet