Cuiabá, terça-feira, 11/05/2021
19:13:20
informe o texto

Notícias / Política

29/04/2021 às 16:00

Vereadores pedem que garis, coveiros e atendentes sejam imunizados em Cuiabá

Categorias não estão contempladas pelo atual plano de imunização contra a covid-19

Leiagora

Vereadores pedem que garis, coveiros e atendentes sejam imunizados em Cuiabá

Foto: Reprodução

Os vereadores Marcus Brito Junior (PV) e Paulo Henrique (PV) propuseram a inclusão no grupo prioritário de vacinação de categorias de trabalhadores essenciais, não contemplados pelo atual plano de imunização contra a covid-19, em Cuiabá.

Marcus Brito apresentou um Projeto de Lei voltado aos atendentes e demais funcionários de supermercado, agentes funerários, frentistas, entregador de delivery e os farmacêuticos e atendentes de farmácia. Paulo Henrique, por sua vez, solicitou ao Executivo Municipal que seja providenciado um calendário de vacinação contra a covid-19 específico para os coveiros e garis que estão em atividade no município.

Leia também - Mauro diz que Sputnik não traz riscos à saúde e não descarta acionar o STF

Brito Junior aponta a necessidade de garantir a imunização dessas categorias, tendo em vista que exercem atividades essenciais, e por isso, não paralisaram os atendimentos desde o início da pandemia, em março do ano passado. “Eles estão expostos aos riscos de contágio todos os dias. Esses profissionais precisam trabalhar para garantir que estabelecimentos de serviços essenciais atendam à população. Então, não restam dúvidas de que essas quatro categorias de trabalhadores de atividades essenciais devam ser incluídas no rol de grupos prioritários no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19”, justificou o vereador.

A solicitação de Paulo Henrique foi feita por meio de indicação, apresentada na sessão da última terça-feira (27). Ele afirma que a medida se faz necessária, pois os dois grupos estão diretamente ligados com a população em geral, sendo certo que os garis trabalham na limpeza de vias públicas, também com contato direto com fragmentos que podem estar contaminados.

“Justifica-se por se tratar de trabalhos essenciais, à condução do carro de transporte do corpo até à sepultura, a abertura e fechamento das mesmas, como também a limpeza e conservação do cemitério. Já o gari trabalha no setor de infraestrutura do município. Suas atribuições são: a limpeza pública, desde varrimento de ruas, até a coleta de resíduos, lixo orgânico, lixo reciclável e bota-fora, limpeza das bocas de lobo, campinas e córregos, com contato direto com os munícipes”, finalizou.

 
Com informações da assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet