Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
05:16:41
informe o texto

Notícias / Política

29/04/2021 às 16:00

Vereadores pedem que garis, coveiros e atendentes sejam imunizados em Cuiabá

Categorias não estão contempladas pelo atual plano de imunização contra a covid-19

Leiagora

Vereadores pedem que garis, coveiros e atendentes sejam imunizados em Cuiabá

Foto: Reprodução

Os vereadores Marcus Brito Junior (PV) e Paulo Henrique (PV) propuseram a inclusão no grupo prioritário de vacinação de categorias de trabalhadores essenciais, não contemplados pelo atual plano de imunização contra a covid-19, em Cuiabá.

Marcus Brito apresentou um Projeto de Lei voltado aos atendentes e demais funcionários de supermercado, agentes funerários, frentistas, entregador de delivery e os farmacêuticos e atendentes de farmácia. Paulo Henrique, por sua vez, solicitou ao Executivo Municipal que seja providenciado um calendário de vacinação contra a covid-19 específico para os coveiros e garis que estão em atividade no município.

Leia também - Mauro diz que Sputnik não traz riscos à saúde e não descarta acionar o STF

Brito Junior aponta a necessidade de garantir a imunização dessas categorias, tendo em vista que exercem atividades essenciais, e por isso, não paralisaram os atendimentos desde o início da pandemia, em março do ano passado. “Eles estão expostos aos riscos de contágio todos os dias. Esses profissionais precisam trabalhar para garantir que estabelecimentos de serviços essenciais atendam à população. Então, não restam dúvidas de que essas quatro categorias de trabalhadores de atividades essenciais devam ser incluídas no rol de grupos prioritários no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19”, justificou o vereador.

A solicitação de Paulo Henrique foi feita por meio de indicação, apresentada na sessão da última terça-feira (27). Ele afirma que a medida se faz necessária, pois os dois grupos estão diretamente ligados com a população em geral, sendo certo que os garis trabalham na limpeza de vias públicas, também com contato direto com fragmentos que podem estar contaminados.

“Justifica-se por se tratar de trabalhos essenciais, à condução do carro de transporte do corpo até à sepultura, a abertura e fechamento das mesmas, como também a limpeza e conservação do cemitério. Já o gari trabalha no setor de infraestrutura do município. Suas atribuições são: a limpeza pública, desde varrimento de ruas, até a coleta de resíduos, lixo orgânico, lixo reciclável e bota-fora, limpeza das bocas de lobo, campinas e córregos, com contato direto com os munícipes”, finalizou.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet