Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:15:12
informe o texto

Notícias / Geral

30/04/2021 às 08:00

Sinop e Barra do Garças suspendem aplicação da 2ª dose por falta da vacina

Já são três cidades, incluindo Rondonópolis, que reportaram o fim do estoque deste imunizante em específico

Eduarda Fernandes

Sinop e Barra do Garças suspendem aplicação da 2ª dose por falta da vacina

Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá

A aplicação da segunda dose da CoronaVac, vacina contra a covid-19, foi temporariamente suspensa nos municípios de Sinop e Barra do Garças. Já são três cidades, incluindo Rondonópolis, que reportaram o fim do estoque deste imunizante em específico. A vacinação deve ser retomada após a distribuição do lote previsto para chegar nesta sexta-feira (30) no Estado.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Sinop assegurou que a suspensão desta vacinação não causa prejuízos à população, considerando que grande parte das aplicações previstas até esta sexta, foram feitas de forma antecipada no decorrer deste mês e, também, na ação drive-thru, realizada no último sábado (24), específica para segunda dose.

Leia também - Em um dia, 33 pessoas morrem de covid-19 e 1.736 testam positivo em MT

“É aguardado o envio de nova remessa, por parte do Ministério da Saúde, para a retomada deste serviço. A vacinação contra covid-19 continua sendo realizada, em primeira dose, nesta quinta e sexta-feira (29/04 e 30/04), para o público idoso com 63 anos acima, utilizando o imunizante AstraZeneca/Oxford, cujo intervalo de aplicação até a segunda dose é de 12 semanas”, diz trecho da nota.

Mirelly Maria, secretária de Comunicação de Barra do Garças, informou ao Leiagora que a aplicação da segunda dose da CoronaVac está suspensa apenas nesta semana e as outras permanecem normais. “Há previsão de chegar novas vacinas no final de semana”, disse.

Em comunicado publicado nas redes sociais do município, a secretaria de Saúde informa que a suspensão ocorreu também nesta quinta e sexta, “devido não ter recebido novas remessas de vacinas contra a covid-19” e “assim que chegar novas remessas, será comunicada a nova data para administração das doses”.

Outro lado

O Leiagora solicitou posicionamento à Secretaria de Estado de Saúde (SES) sobre a situação, que enviou a seguinte nota.


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informa que as doses de vacinas contra a Covid-19 foram disponibilizadas aos municípios conforme pactuado em Resolução CIB. Uma nova remessa de imunizantes foi enviada a Mato Grosso nesta quinta-feira (29.04), totalizando 76.850 doses, que serão pactuadas e disponibilizadas aos municípios a partir desta sexta-feira (30.04). Contudo, é importante ressaltar que as doses recebidas pelo Estado são encaminhadas com base na estimativa do público-alvo, feita pelo Governo Federal. 

Diante do atual cenário nacional, a SES, por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), está realizando um levantamento junto às Prefeituras para identificar quantas doses para segunda aplicação da vacina contra Covid-19 estão em falta. O relatório deste levantamento será enviado ao Ministério da Saúde.



 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet