Cuiabá, sábado, 20/04/2024
05:01:00
informe o texto

Notícias / Geral

03/05/2021 às 12:15

Doses da Pfizer começam a ser distribuídas; veja como será a divisão

O quantitativo é parte do 1 milhão de unidades do imunizante que o país recebeu na última quinta-feira (29/4)

Metrópoles

Doses da Pfizer começam a ser distribuídas; veja como será a divisão

Foto: Reuters/Direitos Reservados

Começa, nesta segunda-feira (3/5), a distribuição de quase 500 mil doses de vacinas da Pfizer para as capitais das 27 unidades da federação. O quantitativo é parte do 1 milhão de unidades do imunizante que o país recebeu na última quinta-feira (29/4).

A primeira metade das vacinas é destinada à administração da primeira dose. De acordo com o Ministério da Saúde, a remessa deve ser aplicada em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com doenças permanentes.

A vacinação com este imunizante contemplará aproximadamente 454.705 mil pessoas, que representam 1,6% dos grupos prioritários citados. A pasta ressaltou que “a comprovação das comorbidades pode ser realizada com exames, receitas, relatório ou prescrição médica, entre outros”.

De acordo com o Ministério da Saúde, as capitais de todas as unidades da federação receberão o quantitativo de forma “proporcional e igualitária”, de acordo com a população residente em cada local. A entrega não será estendida aos demais municípios, devido à falta de estrutura para armazenamento das vacinas nesses locais.

Ao todo, os estados da região Norte receberão 26 caixas da Pfizer, com 30.420 doses da vacina. No Nordeste, serão 90 caixas do fármaco, com 105.300 unidades ao todo.

A região Sudeste ficará com 208 caixas da Pfizer, com um total de 243.360 unidades da vacina. No Sul, 71 caixas serão distribuídas, com 83.070 doses. O Centro-Oeste ficará com 427 caixas e um total de 499.590 unidades.

Armazenamento

A vacina da Pfizer já tem registro para uso definitivo aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e pode ser aplicada em pessoas a partir dos 16 anos de idade. A administração do imunizante deve ser realizada em duas doses, com 21 dias de intervalo entre elas.

As doses devem ficar guardadas em temperaturas entre -25°C e-15°C, por até 14 dias. Ao chegar às salas de vacinação, os imunizantes serão armazenados entre 2°C e 8°C, e deverão ser aplicados em até cinco dias.

O Brasil recebeu as primeiras doses da vacina da Pfizer com quatro meses de atraso. O governo federal recusou, ano passado, acordo proposto pela Pfizer que garantiria 70 milhões de vacinas ainda em dezembro. Ao falar sobre o fracasso das tratativas com a Pfizer, o Palácio do Planalto argumentou que as cláusulas propostas eram abusivas.

Em nota, à época, o Ministério da Saúde citou como exemplo o fato de a Pfizer exigir que, em caso de desavença com o governo brasileiro, as negociações de arbitragem teriam que se pautar nas leis de Nova York, não nas do Brasil.

Eficácia

De acordo com os estudos publicados até o momento, a vacina tem eficácia de 95% e poucos efeitos colaterais. Nos testes feitos no Brasil, a eficácia aferida foi de 87,7%.

Há relatos raros de choque anafilático após a aplicação. As autoridades americanas sugerem que o paciente fique no posto de vacinação por pelo menos 15 minutos após a administração para garantir atendimento rápido no caso de algum problema.

A fórmula é baseada em RNA mensageiro – um método que, apesar de bastante estudado, nunca tinha sido usado em vacinas. O RNA mensageiro funciona como uma receita: quando introduzido no organismo, ele é processado e o corpo usa as informações contidas nele para produzir uma pequena quantidade da proteína Spike, usada pelo coronavírus para invadir as células.

Assim, o organismo é “apresentado” à proteína invasora e cria anticorpos contra esse fragmento do vírus. Caso a pessoa vacinada tenha contato com o coronavírus no futuro, já terá anticorpos para se proteger.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet