Cuiabá, sexta-feira, 14/05/2021
18:14:17
informe o texto

Notícias / Geral

03/05/2021 às 15:41

​Rondonópolis começa vacinar pessoas com 59 anos e comorbidades nesta segunda

Pessoas com 59 anos de idade e com comorbidades serão vacinadas com a 1ª dose

Leiagora

​Rondonópolis começa vacinar pessoas com 59 anos e comorbidades nesta segunda

Foto: Ailton Lima - Gcom

A partir desta segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Rondonópolis estará disponibilizando a 1ª dose de vacinas da AstraZeneca/Oxford, para pessoas com 59 anos de idade, portadores de comorbidades.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, os grupos de pessoas de 59 anos integrantes do grupo prioritário apto à imunização contra covid-19, e portadores de comorbidades e ou doenças crônicas, serão atendidas nessa fase da imunização, incluindo os pacientes oncológicos que foram relacionados na nota do Ministério da Saúde.


Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os locais de vacinação são os mesmos: Escola Estadual Pindorama, unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Pedra 90 e no sistema drive-thru no posto de atendimento montado nas dependências do Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes e os horários são: das 08h às 11h e das 13h às 16h.

Para que as pessoas que se enquadrem nesse grupo possam ser imunizadas, será necessária a apresentação de documentos comprobatórios de Comorbidades, como: Relatório Médico, Exames, Prescrição Médica, Cadastro no Hiperdia e Cadastro no e-SUS pelas Agentes Comunitárias de Saúde; e ou carteira de saúde que comprove a comorbidade.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde Vinícius Amoroso, o Município de Rondonópolis recebeu apenas 90 doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan. Todavia, ele repassa que a cidade ainda tem um quantitativo de 4.275 pessoas aguardando para receber a segunda dose dessa vacina.

Vinicius explicou que o Ministério da Saúde orientou a utilizar todas as doses recebidas como D1 (1ª dose), e que não seria necessário reservar a segunda dose (D2), pois o município receberia um quantitativo (D2) para a segunda dose posteriormente. Mas, infelizmente, não foi o que aconteceu.

“Nesse momento, daremos a preferência para aplicação da segunda dose das 90 doses da CoronaVac, aos Trabalhadores da Saúde na linha de frente para o enfrentamento ao coronavírus, que estão atuando nos Hospitais, UPA e Unidades Sentinelas”, pontuou.

Já os servidores imunizados com a 1ª dose da vacina AstraZeneca, vão receber a 2ª dose no Centro Cultural José Sobrinho, localizado no Bairro Monte Líbano, de segunda-feira (03) a sexta-feira (07), das 08h às 11h e das 13h às 16h, seguindo a seguinte ordem: quem foi vacinado com a 1ª dose no dia 08 de fevereiro, será vacinado na segunda-feira dia 03/05.

Já os vacinados entre os dias 09 e 12 de fevereiro, serão vacinados com a 2ª dose nos dias: 04; 05 e 06/05, respectivamente.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet