Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
07:33:29
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

04/05/2021 às 13:54

Proporção de famílias endividadas sobe para 67,5% em abril, diz CNC

A alta do endividamento já era esperada, diante dos impactos da pandemia

Estadão Conteúdo

Proporção de famílias endividadas sobe para 67,5% em abril, diz CNC

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O número de famílias com dívidas no País alcançou em abril 67,5% do total de entrevistados na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), uma alta de 0,2 ponto porcentual (p.p.) em relação a março de 2021, a quinta seguida. Em relação a abril de 2020, houve alta de 0,9 p.p.

Com isso, o número de endividados alcançou nível recorde, igualando o patamar de agosto do ano passado.

Para a CNC, a alta do endividamento já era esperada, diante dos impactos da pandemia de covid-19 sobre a renda dos consumidores.

O crescimento da proporção de famílias endividadas, por si só, não é um fenômeno preocupante, desde que os avanços não sejam acompanhados de altas significativas da inadimplência.

A Peic de abril apontou que, pelo oitavo mês consecutivo, a proporção de famílias que têm dívidas em atraso caiu, alcançando 24,2%, 1,1 p.p. abaixo do apurado em igual período de 2020.

"A parcela dos brasileiros que declararam que não terão condições de pagar contas ou dívidas e que permanecerão inadimplentes também caiu ligeiramente, na passagem mensal, para 10,4%, mas teve alta de 0,5 ponto porcentual em relação a abril passado", diz a nota divulgada pela CNC.

Para medir o endividamento, a Peic leva em consideração todos os tipos de dívida, e não apenas empréstimos tomados junto a bancos.

A modalidade responsável pela maior parte do endividamento é o cartão de crédito. Em abril, 80,9% das famílias com dívidas recorreram a essa modalidade, recorde histórico, informou a CNC.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet