Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
23:07:09
informe o texto

Notícias / Política

10/05/2021 às 10:00

AL faz economia e visa devolução de recursos destinadas às obras indicadas por deputados

A expectativa é de que a devolução seja negociada com o governo para garantir que atenda as demandas dos parlamentares a um ano da eleição

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Camila Zeni

AL faz economia e visa devolução de recursos destinadas às obras indicadas por deputados

Foto: Giuseppe Feltrin / Leiagora

O orçamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso de 2021 ainda segue intocável no caixa do Parlamento. Isto porque, de acordo com o primeiro-secretário da Casa, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), o Legislativo ainda vem utilizando os recursos oriundos de 2020, mesmo tendo devolvido R$ 50 milhões ao governo do Estado para auxiliar na pandemia. 

A economia feita tem um objetivo: reverter recursos em obras indicadas pelos próprios deputados. Pelo menos é o que espera o primeiro-secretário, que pretende dar mais transparência nos gastos, prestar conta aos demais parlamentares e sentar com o governo para negociar a devolução dos recursos, mas de maneira que renda dividendos políticos aos deputados, a um ano da eleição. 

“Tudo que nós estamos fazendo vai ter uma economia, mas o que estamos gastando agora ainda é gordura do ano passado, porque além de tudo que nós devolvemos para o Governo, ficamos com um saldo em caixa, e tudo que estamos fazendo é com o saldo ainda do ano passado”, revelou.

Neste ano, o parlamentar afirma que o Legislativo fará uma nova devolução, mas frisa que será para atender obras destinas aos 141 municípios, as quais serão indicadas pelos deputados.

“O que tem desse ano nós vamos apresentar para os deputados no colégio de líderes para ver o que vamos fazer. Vamos devolver parcialmente para o Governo, e também atender os deputados. Atender no sentido de obras municipais, executadas através do Estado, atendendo indicações dos deputados, que são coisas pequenas que eles veem nos municípios. Vamos fazer esse link com o governo”, explicou.

Botelho ainda afirma que passará a prestar contas aos parlamentares quadrimestralmente e irá melhorar a transparência da Casa de Leis. “Vou prestar contas para todos os deputados quadrimestralmente, e vamos abrir uma linha para o deputado, para que ele possa entrar em qualquer assunto que ele queria, para destrinchar tudo que foi gastos. Dar transparência total, abrir mais a Assembleia”, finalizou.

Somente no ano passado, o Parlamento Estadual devolveu aproximadamente R$ 50 milhões aos cofres do Governo do Estado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet