Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
18:08:59
informe o texto

Notícias / Política

06/05/2021 às 10:37

Frente Parlamentar articula curso técnico gratuito para agentes comunitários de MT

As prefeituras precisam fazer adesão ao Programa Saúde com Agente para cadastrar os servidores ativos no curso

Leiagora

Frente Parlamentar articula curso técnico gratuito para agentes comunitários de MT

Agentes com Dr. Leonardo em reunião antes da pandemia

Foto: Assessoria

O deputado federal dr. Leonardo (Solidariedade) articula para inserir as prefeituras municipais de Mato Grosso no Programa Saúde com Agente, do governo Federal e permitir que os agentes comunitários participem  do curso técnico gratuito que será ministrado para as categorias.

O parlamentar é o presidente da 
Frente Parlamentar Nacional em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACS). O edital do programa foi lançado no dia 29 de março e desde então o deputado articula para que os municípios de Mato Grosso sejam integrados. 

“O tão sonhado curso técnico é uma realidade, uma luta nossa e de toda a categoria. O edital foi lançado e já está aberto para os gestores fazerem a adesão. Os municípios terão a garantia de incentivo às ações do programa por meio de repasse financeiro do Governo Federal. Com isso, os ACS e ACE serão capacitados e a população terá um atendimento ainda melhor”, explica o deputado. 

De acordo com o parlamentar, todos os agentes ativos no serviço público terão direito ao curso gratuitamente, desde que a Prefeitura faça a adesão ao programa. Para isso, basta aos gestores acessar o Sistema e-Gestor, com o respectivo CNPJ pelo endereço egestorab.saude.gov.br

Os Agentes Comunitários de Saúde são os responsáveis por fazer um elo entre a comunidade e as unidades de saúde do Programa da Saúde da Família, enquanto os Agentes de Combate às Endemias realizam a prevenção de doenças endêmicas de determinadas regiões.

Após o curso técnico, poderão assumir novas funções, prestando um serviço ainda mais completo para a população, para as quais estava sendo cogitado utilizar técnicos de enfermagem. 

O curso terá 1280 horas, divididas em 50% presenciais e outras 50% no sistema de educação à distância, onde as próprias unidades básicas de saúde poderão ser usadas como “base” para o agente estudar.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet