Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
02:17:34
informe o texto

Notícias / Polícia

06/05/2021 às 16:58

Grupo usa licença de exploração falsa para garimpo ilegal em Nova Lacerda

30 pessoas foram encaminhadas à delegacia e responderão por crime ambiental

Leiagora

Grupo usa licença de exploração falsa para garimpo ilegal em Nova Lacerda

Foto: PJC-MT

Operação aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), e teve a finalidade de desarticular a atuação de grupo envolvido com crime ambiental de exploração de minérios na região de Nova Lacerda (560 km da Cuiabá). A ação resultou na apreensão de diversos maquinários e mais de 30 pessoas foram conduzidas à delegacia.

As investigações iniciaram após a Polícia Civil de Comodoro receber informações de que algumas pessoas estavam utilizando uma licença falsa de exploração para iniciar a exploração do solo de uma região na zona rural de Nova Lacerda.

Os suspeitos fecharam contrato com o proprietário da terra, utilizando dessa licença falsa e já tinham começado a atividade de garimpo ilegal, através da extração de vegetação e minérios, modificação do solo e o descarte de detritos.
Por meio dessas informações, as equipes policiais começaram as investigações e, através de um despacho da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), puderam identificar que a licença de fato era falsa.

Foi então iniciado o trabalho de campo, por meio do levantamento de área, sendo apontados três principais pontos de concentração desse grupo. As equipes encontraram no local pás carregadeiras, caminhonetes, bombas d’água e ferramentas, todas para uso no garimpo ilegal.

Em posse de todas as informações e provas, mais de 30 pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Comodoro pra prestar esclarecimentos sobre os fatos e responder por crime ambiental.

“Desta forma fica caracterizado que todas as pessoas que estão na área, atuando com a exploração mineral e vegetal, estão em situação de flagrante de crime ambiental que está ocorrendo na região”, afirmou o delegado responsável pela investigação, João Paulo Berté.

A operação foi deflagrada pela Delegacia de Comodoro, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), com a participação das equipes da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), Gerência de Operações Especiais (GOE), policiais das Delegacias de Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Campos de Júlio, além do apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet