Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
07:19:49
informe o texto

Notícias / Judiciário

07/05/2021 às 14:25

Inquérito do MPE questiona motivo de remédios não terem sido distribuídos no prazo de validade

Promotor Alexandre Guedes abriu inquérito para investigar os medicamentos vencidos encontrados no Centro de Distribuição de Cuiabá

Camilla Zeni

Inquérito do MPE questiona motivo de remédios não terem sido distribuídos no prazo de validade

Foto: Reprodução

Acompanhando as discussões sobre os medicamentos vencidos que foram encontrados no Centro de Distribuição de Cuiabá, o promotor de Justiça Alexandre Guedes, do Ministério Público, determinou a abertura de um inquérito para investigar o caso. 

Em portaria publicada na quarta-feira (5), o promotor ressaltou o momento de pandemia da covid-19 enfrentado no país e destacou que alguns dos medicamentos encontrados seriam usados no tratamento da doença. 

Conforme o documento, são alguns deles: amoxicilina, ibuprofeno, ritalina, anestésicos, dipirona e paracetamol. Ainda de acordo com o promotor, até mesmo leite em pó fora da validade foi encontrado no local. 

"Por que a existência de medicamentos vencidos e, por quais motivos não houve distribuição dos mesmos no tempo de validade?" são algumas das perguntas feitas no caso. 

O promotor destacou ainda que, desde 24 de abril, o Ministério Público acompanha a situação, após ter recebido denúncia do caso, e ponderou que, por se tratarem de fatos "ainda controversos", não será realizada audiência com a Prefeitura de Cuiabá neste primeiro momento. 

Entretanto, ele determinou que a Prefeitura e a secretária de Saúde, Ozenira Félix, sejam oficiados sobre a investigação.

Medicamentos vencidos

Conforme o Leiagora tem acompanhado, a situação dos medicamentos vencidos foi denunciada por vereadores da oposição, que receberam denúncia sobre o caso. No local, encontraram centenas de remédios que terão que ser descartados, em razão da validade já ter vencido. A lista completa foi divulgada pela reportagem aqui. 

Ainda em razão do caso, a Câmara de Cuiabá instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o assunto. Até o momento, a composição da CPI não foi feita, em razão de debates internos. Isso porque a base do prefeito Emanuel Pinheiro fez uma manobra para conseguir minar a atuação da oposição nesse trabalho de investigação. Entretanto, o grupo ainda luta por espaço.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet