Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
16:23:00
informe o texto

Notícias / Política

07/05/2021 às 15:46

Defensor do Censo, Max Russi promete articular levantamento com Mauro

Último censo foi em 2010 e Max acredita que atualização trará mais recursos para os municípios

Eduarda Fernandes

Defensor do Censo, Max Russi promete articular levantamento com Mauro

Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), prometeu buscar uma solução junto ao Executivo Estadual para que um novo Censo demográfico estadual seja feito ainda em 2021. Russi acredita que um novo Censo pode incentivar o planejamento e o desenvolvimento do Estado, dando condições aos Poderes de programar as ações de políticas públicas e planejar os investimentos. “O último Censo nosso foi em 2010 e esse ano a realidade do Estado é diferente. Ninguém consegue fazer um planejamento eficaz se não tiver dados, números”, justificou.

Após uma reunião com representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio) e da Universidade de Mato Grosso (Unemat), realizada nessa quinta-feira (6), o deputado disse que vai “levar essa pauta ao governador Mauro Mendes”.

Leia também - Deputados buscam parceria para garantir realização do censo e evitar perda de recursos para MT

Na semana passada, Ministério da Economia anunciou que não há previsão orçamentária para que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realize a pesquisa em 2021. Os dados populacionais do Censo são utilizados, por exemplo, para os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e para uma série de outras transferências da União para estados e municípios.

Para Max Russi, outra possível melhoria com um novo Censo será em termos de distribuição de recursos, pois muitas cidades vêm sofrendo impactos negativos com a desatualização, alerta o deputado. “Esperemos e acreditamos nisso, até porque muitos municípios cresceram, estão com a população maior. Se chegarem mais recursos, poderá haver melhorias nos investimentos do Social, da Saúde. Enfim, uma série de ganhos”.

A pauta vem sendo liderada pela deputada Janaína Riva (MDB) e tem apoio de todos os deputados estaduais. A intenção é unir forças entre Fecomércio, Unemat, ALMT e Governo do Estado, para que haja a possibilidade do novo recenseamento.  “A gente tem condições de fazer esses investimentos, buscar esses números e fazer um planejamento para o desenvolvimento de nosso Estado”, defendeu.

No mês passado, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, informou que o Orçamento de 2021, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, não prevê recursos para a realização do Censo. O governo já havia adiado a realização da pesquisa de 2020 para 2021. Com a nova suspensão, há uma grande preocupação com o rumo das políticas públicas do país.

 
Com informações da assessoria de Max Russi
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet