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Notícias / Política

07/05/2021 às 16:15

Engenheiro rebate Emanuel e diz que prefeitura não consulta população sobre viadutos e radares

Rafael Detoni foi responsável por apresentar o estudo que respaldou a decisão do governo de aderir ao BRT e destacou que as obras são baseadas em estudos técnicos e não na vontade da população

Alline Marques

Engenheiro rebate Emanuel e diz que prefeitura não consulta população sobre viadutos e radares

Foto: Tchélo Figueiredo / Secom-MT

O engenheiro de transportes Rafael Detoni rebateu às críticas referente à ausência de consulta pública para a troca do modal que atenderá Cuiabá e Várzea Grande e alfinetou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Para o técnico, as obras são definidas por estudos técnicos e não por decisão da população, citando inclusive algumas das intervenções realizadas pela prefeitura, como os viadutos da Avenida das Torres e da Beira Rio. 

"Questiona-se a ausência da consulta à população, oras, soluções de engenharia, até onde ue saiba, são tomadas em cima de estudo técnico, com base em normas e metodologia apropriadas. É como se a prefeitura ao decidir construir o viaduto na Avenida das Torres ou na Avenida Beira Rio tivesse que perguntar para a sociedade se ela preferia viaduto ou trincheira”, ironizou.

A questão da falta de debate com a sociedade é uma das principais críticas feitas pelo prefeito, que chegou ingressar com ações tentando barrar a decisão do governador Mauro Mendes (DEM), que decidiu alterar o modal, substituindo os trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos pelo corredor de ônibus com a implantação do Bus Rapid Transit (BRT). 


Rafael foi responsável por apresentar o estudo realizado pelo governo que apontou as vantagens do BRT e subsidiou a decisão do governo durante audiência pública realizada por meio virtual. 

De acordo com Rafael, as obras são executadas baseadas nos estudos realizados, sejam de topografia, viabilidade e econômico. Ele também chegou a comparar a situação com as instalações de radares pela cidades de Cuiabá. “É  como se a Semob tivesse que perguntar a população antes de instalar radar se prefere radar, travessia elevada ou quebra mola. Todos têm a mesma função - reduzir velocidade -, mas a prefeitura é quem decide porque o estudo feito determina qual a medida é a melhor para ser adotada”, alegou. 

O engenheiro também destacou que além disso, os estudos foram disponibilizados para consulta pública, uma audiência foi realizada na manhã desta sexta-feira (7) e além disso, o assunto será objeto de análise do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Cuiabá. 
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