Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
04:41:43
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

08/05/2021 às 18:09

Vídeo | População vai às ruas protestar contra aumento da conta de luz e 'taxação do sol'

A insatisfação com o preço da energia não é de hoje e este mês a ANEEL aprovou mais um aumento que já foi sentido no bolso do cidadão

Alline Marques

Vídeo | População vai às ruas protestar contra aumento da conta de luz e 'taxação do sol'

Foto: Assessoria

As pessoas saíram de casa na tarde deste sábado (8) para protestar contra o aumento na conta de energia e contra a taxação da energia solar. Liderada por parlamentares de Mato Grosso, dentre eles, José Medeiros (Podemos) e Faissal Calil (PV), centenas de pessoas participaram da carreata que percorreu as principais avenidas da cidade, com saída em frente à Praça das Bandeiras e encerramento na Praça 8 de Abril, em frente ao Choppão. 

Durante o ato, a carreata foi ganhando força e apoio de pessoas que estavam na rua. A insatisfação com o preço da energia não é de hoje e este mês a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou mais um aumento, que já foi sentido no bolso do cidadão. O deputado federal José Medeiros aproveitou para discursar contrário às agências regulatórias. 

“Estamos fazendo história hoje com essa carreata, estamos mostrando que as pessoas estão saíndo de casa, deixando o whatsapp e indo às ruas. Queremos uma energia mais barata e contra a taxação do sol, contra essas agências que não defendem a população e só as empresas”, afirmou o parlamentar, que já estuda a criação de uma CPI contra a Energisa na Câmara Federal. 

Já Faissal, que tem liderado essa bandeira na Assembleia Legislativa, destacou o fato de que o estado de Mato Grosso é exportador de energia e ainda assim não ganha nada com isso, ao contrário, do que ocorre com relação ao pré-sal em que se paga o royalties para o Rio de Janeiro. O parlamentar apresentou projeto, que deve ser votado na próxima quarta-feira (12), contrário à taxação da energia solar. 

O deputado estadual Carlos Avalone (PSDB) também participou do ato e defendeu a proposta, garantindo apoio integral dos deputados estaduais à proposta. O tucano falou ainda sobre a carga tributária que inviabiliza os empresários a crescerem, além da falta de linha de créditos para comerciantes e aproveitou para pedir o apoio do deputado Medeiros no Congresso nas pautas relacionadas à energia. 

O vereador Marcos Paccola (Cidadania) também esteve presente no ato e defendeu um enxugamento da máquina e mais eficiência no gasto público.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Andréa 09/05/2021 às 00:00

    Das próximas vezes poderiam divulgar mais as datas das carretas pois assim mais pessoas irão.

 
Sitevip Internet