Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
03:35:28
informe o texto

Notícias / Geral

10/05/2021 às 15:31

Saúde anuncia nova remessa da Pfizer, mas não confirma envio para o interior

Na primeira remessa do imunizante, apenas Cuiabá foi contemplada, sob justificativa de logística e armazenagem. Outros municípios, porém, já garantiram à SES que têm condições de receber as doses

Camilla Zeni

Saúde anuncia nova remessa da Pfizer, mas não confirma envio para o interior

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) anunciou que uma nova remessas de vacinas da fabricante norte-americana Pfizer desembarcam no estado na madrugada desta terça-feira (11). Entretanto, não confirmou para onde serão levadas as doses.

De acordo com a SES, o Ministério da Saúde informou o envio de 17.550 doses do imunizante para o estado. Entretanto, é a Comissão Integestora Bipartite (CIB) que separa o quantitativo e a destinação dessas doses. 

Segundo o Leiagora noticiou, a primeira remessa de 7.020 vacinas da Pfizer, que chegaram na terça-feira passada (4), foi entregue exclusivamente em Cuiabá, sob justificativa de logística para armazenamento do imunizante. Isso porque, pelas normas da fabricante, as doses devem ser armazenadas em uma temperatura entre -25ºC e -15ºC por até duas semanas. Depois, devem ser estocadas em um superfreezer com temperatura entre -90ºC e -60ºC.

Em Cuiabá, as doses ficam em um freezer do Hospital Geral. Contudo, outros municípios também teriam capacidade de armazenamento e já cobraram a remessa do imunizante. É o caso, por exemplo, do município de Rondonópolis (212 km de Cuiabá). 

O secretário de saúde do município, Vinícius Amoroso, chegou a se reunir com a secretária estadual de saúde interina, Danielle Carmona, no dia 3 de maio. Naquela ocasião, além de pedir o envio de vacinas Coronavac, para segunda aplicação na população, o gestor também cobrou a remessa da Pfizer. Segundo ele, a então secretária garantiu que, quando o estado recebesse nova remessa do imunizante, outros municípios seriam contemplados

Além de Rondonópolis, o município de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) também teria condições de armazenamento das doses, segundo o deputado estadual Dr. João (MDB). O parlamentar informou que chegou a oficiar o governo estadual para que os imunizantes fossem distribuídos aos municípios do interior e determinou o levantamento de cidades que possuem condições para armazenar a vacina da Pfizer.

Procurada, a SES informou, via assessoria, que não seria possível essa garantia, visto que é a CIB quem determina para onde vão as doses. A destinação dos imunizantes deverá ser conhecida apenas após a reunião da Comissão, prevista para esta terça-feira (11).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet