Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
10:53:44
informe o texto

Notícias / Polícia

10/05/2021 às 19:03

Dia da Cavalaria: sabia que em MT policiamento montado foi criado para a Copa do Mundo?

Hoje comemora-se o Dia da Cavalaria, e já são 10 anos desde a criação da cavalaria da PMMT que vai muito além das ações ostensivas, atuando com projetos sociais como a equoterapia

Alline Marques

Dia da Cavalaria: sabia que em MT policiamento montado foi criado para a Copa do Mundo?

Foto: Christiano Antonucci/ Secom-MT

Hoje se comemora o Dia da Cavalaria e o destacamento montado de Mato Grosso tem um motivo a mais para comemorar, porque completou 10 anos de sua existência. E você sabia que o policiamento a cavalo foi criado para atender às exigências da Fifa para a realização da Copa do Mundo de 2014? Pois é, de lá para cá, a Polícia Militar entendeu a importância do regimento e manteve a força policial ativa, que atualmente age para combater o crime, mas também com projetos sociais que buscam aproximar o efetivo da população. 

Mas você sabe em que a cavalaria é acionada? A cavalaria atua no policiamento montado, policiamento ordinário, para prevenir ação delituosa, mas também em ações de choque como em reintegração de posse, obstrução de via, grandes eventos, manifestações, escolta e até em exposições agropecuárias. 

Por conta da característica da cavalaria, em que o policial utiliza-se de animal de grande porte, possibilitando um campo de visão amplo que ajuda a reprimir ações, além também de causa um impacto psicológico durante as abordagens. Inclusive, em Mato Grosso, mesmo em reintegrações de posses, não se tem registro de ocorrências graves envolvendo o efetivo. 

Atualmente, as ações do policiamento montado ocorre acompanhado de viaturas, o que dá mais efetividade às ações de patrulhamento. Inclusive, nesta segunda-feira (10), a cavalaria atuou na recuperação de um veículo furtado. 

Atualmente, a PM conta com o trabalho de 88  policiais especializados que utilizam o cavalo para o policiamento ostensivo montado nas cidades de Cuiabá e Nova Mutum. O regimento leva o nome do 'Tenente Coronel PM Clementino Paraná', tendo em vista que este oficial teve uma participação ativa no desenvolvimento estrutural da PMMT, criando o primeiro Esquadrão de Policiamento Montado sediado na capital mato-grossense.

A Cavalaria da PM tem  66 cavalos, os animais são acompanhados 24 horas por dia  por médicos veterinários e policiais capacitados para trabalhar  com o animal. O comandante da RPMon- Cavalaria, tenente–coronel Walmir Rocha, destaca que apesar do longo período cronológico este processo que utiliza o cavalo como um instrumento de busca pela segurança pública permanece atual e eficaz.

Projetos sociais

O destacamento montado da Polícia Militar também vai muito além da ação ostensiva. O regimento também realiza projetos sociais como a equoterapia, a escolinha e a iniciativa “Conhecendo a Cavalaria”, que está temporariamente suspenso devido à pandemia. 

Inclusive, a Cavalaria administra o Centro de Equoteparia e Equitação, no espaço do Parque de Exposições da Acrimat, em Cuiabá. A equoterapia atende cerca de 30 alunos com necessidades especiais e ajuda no desenvolvimento de crianças, adolescentes e até idosos com deficiência. É um projeto multidisciplinar, que trabalha a psicologia, fisioterapia, além da equoterapia.

A escolinha também é aberta para filhos dos militares, mas também para crianças da comunidade em geral.

Veja a postagem especial ao Dia da Cavalaria 


 

𝟏𝟎 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐢𝐨 - 𝐃𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐚𝐫𝐢𝐚 SER DE CAVALARIA – É mais do que um privilégio. É principalmente, uma pesada...

Publicado por Cavalaria PMMT em Segunda-feira, 10 de maio de 2021
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet