Cuiabá, sábado, 20/04/2024
05:58:36
informe o texto

Notícias / Polícia

11/05/2021 às 08:12

Dentistas da Prefeitura de Cuiabá cobravam 'salário' de servidores transferidos

O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá

Luzia Araújo

Dentistas da Prefeitura de Cuiabá cobravam 'salário' de servidores transferidos

Foto: Reprodução

O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Renei Lara da Silva, é um dos alvos da Operação Autofagia deflagrada na manhã desta terça-feira (11), para cumprimento de mandados de busca e apreensão e medidas cautelares de afastamento de servidores da Secretaria de Saúde do município de Cuiabá.

As investigações da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) apontam que ele facilitava a transferência de servidores da área para unidades onde estes receberiam subsídios maiores. 

Leia mais: Polícia Civil cumpre mandados contra servidores do município de Cuiabá

Em seguida, junto a outros dois dentistas, também ligados à mesma coordenadoria, passavam a pressionar e ameaçar os profissionais transferidos para que devolvessem parte dos subsídios recebidos a título de salário.

Até o momento foram identificadas cinco vítimas do trio de dentistas, mas é possível que este número seja maior, conforme as apurações avancem.

Quando as investigações foram iniciadas pela Deccor, os profissionais foram afastados de suas funções. Contudo, o Renei que atuava como coordenador de Saúde Bucal de Cuiabá estaria auxiliando no plano de imunização contra a Covid-19, o que reforçou a necessidade de afastamento judicial do cargo e proibição de acesso à Secretaria de Saúde do município.

As investigações, que tiveram início em dezembro do ano passado, seguem para apurar se há outras vítimas, assim como analisar o material apreendido.

Os suspeitos responderão pelos crimes de associação criminosa e concussão (Artigo 316 do CP), que caracteriza a conduta de funcionário público quando exige vantagem indevida para si ou para terceiros, direta ou indiretamente, ainda que fora da função, porém, em razão de tal função.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet