Cuiabá, segunda-feira, 14/06/2021
01:44:36
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

11/05/2021 às 10:37

Palestra gratuita vai tirar dúvidas dos pecuaristas sobre a limpeza de pastagens

Evento é promovido pelo Sindicato Rural de Poconé e terá a participação da Sema e da Famato

Leiagora

Palestra gratuita vai tirar dúvidas dos pecuaristas sobre a limpeza de pastagens

Foto: Reprodução Internet

O Sindicato Rural de Poconé está promovendo uma palestra, seguida de uma roda de perguntas e respostas, para esclarecer os pecuaristas pantaneiros sobre a nova lei de limpeza de pastagens e sobre como acessar a autorização para realizar o procedimento dentro das propriedades. O evento, que é gratuito, será nesta quarta-feira (12). Ele acontecerá de forma on line, por conta da pandemia.

As apresentações começam logo às 9h e, em seguida, os representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) ficarão disponíveis para responder às perguntas dos produtores.

Vale lembrar que a lei que autoriza a limpeza de pastagens (8.830) foi aprovada em 2008, porém a regulamentação do procedimento foi sancionada pelo governador em janeiro deste ano, após uma ampla discussão de 13 anos entre setores produtivos, técnicos ambientais, governo e sociedade civil organizada.

A limpeza de pastagens é apontada pelos produtores como uma das medidas que podem prevenir os incêndios florestais na região e impedir situações como as vivenciadas no ano passado, quando, segundo a Organização Não-governamental Instituto Centro Vida (ICV), 40% do bioma em terras mato-grossenses foi destruído pelas chamas.

O presidente do Sindicato Rural de Poconé, Raul Santos Costa Neto, explica que é preciso deixar claro que a limpeza de pastagens não é desmatamento. No procedimento de limpeza, existem regras sobre quais espécies podem ser retiradas, bem como as características (tamanho e espessura) das plantas.

Com o trabalho, os produtores reduzem as plantas invasoras, ou seja, aquelas que não são originárias do local, e ainda a matéria orgânica que serve de combustível para o fogo.

Serviço

O que: palestra on line “Como requerer autorização para o procedimento de limpeza de pastagens

Horário: 9h

Solicitar link de acesso: (65)99981-8747

Evento gratuito

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • JAKELAINE BERTOL 17/05/2021 às 00:00

    Bom dia. Gostaria de saber se é possível ter acesso a palestra, pois tenho interesse em assistir. Grata

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet