Cuiabá, quarta-feira, 16/06/2021
10:39:30
informe o texto

Notícias / Geral

11/05/2021 às 16:42

Centro de Triagem na Arena deixa de funcionar aos finais de semana

A partir desta semana, o local funcionará exclusivamente de segunda a sexta, das 7h às 17h

Eduarda Fernandes

Centro de Triagem na Arena deixa de funcionar aos finais de semana

Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT

O Centro de Triagem covid-19, localizado na Arena Pantanal, em Cuiabá, deixará de atender aos finais de semana. A partir desta semana, o local funcionará exclusivamente de segunda a sexta, das 7h às 17h. O motivo, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) é que houve redução na procura pelo serviço.

O número de senhas distribuídas será mantido em até 900 por dia, sendo 500 senhas emitidas pela internet – por meio deste link – e 400 senhas entregues presencialmente, das 6h às 6h45.

Leia também - Hospital cria unidade avançada para 'acolher' grávidas infectadas pelo coronavírus

Aberto ao público desde 22 de julho, o Centro de Triagem atendeu mais de 160 mil pessoas até o início de maio de 2021. O local é um reforço para a rede de Atenção Básica dos municípios. 

Esse auxilio visa ao atendimento de pessoas que apresentam sintomas leves da doença pandêmica. Para os casos graves, que necessitam dos recursos como internação, a porta de entrada continua sendo as unidades de saúde da rede municipal, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Socorro.

O Centro de Triagem conta com uma equipe de profissionais da saúde e oferece estrutura para a realização do teste de pesquisa de antígeno, considerado ideal para o diagnóstico de pessoas com a covid-19. Ao invés da análise do sangue, como ocorre no teste rápido tradicional, o teste por antígeno realiza a análise da secreção da nasofaringe.

Essa secreção é extraída com o swab e colocada numa solução de soro, para que seja dissolvida a amostra. Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e o resultado sai em 15 minutos.

 
Com informações da SES

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet