Cuiabá, terça-feira, 19/03/2024
00:40:03
informe o texto

Notícias / Judiciário

11/05/2021 às 18:26

Após decisão da Justiça, VG entrega a casa de acolhimento para meninas

Espaço acomodará crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social

Leiagora

Após decisão da Justiça, VG entrega a casa de acolhimento para meninas

Foto: Divulgação

Cumprindo determinação da Justiça e recomendação do Ministério Público, que exige que o município dê amparo aos menores que sofreram ou sofrem negligência, a Prefeitura de Várzea Grande entregou, nesta terça-feira (11), a Casa de Acolhimento para Meninas. O espaço se destina para acomodar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, bem como aquelas que tiveram quebra de vínculos afetivos por agressões e abusos.

Segundo o prefeito, Kalil Baracat (MDB), a casa foi idealizada para abrigar especificamente o público feminino e será gerenciada por uma equipe multifuncional da Secretaria de Assistência Social, que dará suporte psicológico e educacional, além de amparo às crianças e adolescentes vítimas de violência.

Leia também - Centro de Triagem na Arena deixa de funcionar aos finais de semana

A inauguração é a materialização de um projeto conduzido pela primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, e faz parte do plano de governo que visa fortalecer a Rede de Proteção para os mais vulneráveis. “Aqui é um lugar que recebe com carinho as meninas com experiências tristes, com traumas e elas precisam se sentir seguras, cuidadas para que se fortaleçam e percebam que é possível recomeçar, que existem possibilidades de uma nova história”, pontuou Kika.

Kalil lembrou que Várzea Grande já tem uma Casa de Acolhimento, mas que atendia tanto meninas quanto meninos, o que gerava preocupações extras. A partir de agora, eles estarão em locais separados.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Eliamara Araújo, a Casa de Acolhimento funcionará como um lar temporário, onde as crianças e adolescente de seis anos a 17 anos e 11 meses ficam sob a guarda de cuidadores, onde terão assistência médica, jurídica e psicológica para que tenham condições de retornar a seus lares ou até serem introduzidas ao mercado de trabalho. “A Casa foi criada com muito carinho e dispõe de biblioteca, espaço de estudos e lazer. As meninas irão cumprir suas atividades escolares normalmente, além de atividade extracurricular”.

Por sua vez, a gerente da Casa de Acolhimento, Ceila Cristina Góes, disse que todas as meninas que chegam ao lar são encaminhadas pelo Conselho Tutelar, depois de constatada violência, ficando a partir daí sob cuidado do município. 

“Aqui essas crianças e adolescentes terão seus direitos respeitados. Temos uma equipe capacitada para bem atendê-las e com auxílio 24 horas por dia”, afirma a gerente, informando ainda que o lar tem suporte para acolher até 10 meninas, com apoio e calor humano, respeitando o direito à saúde, alimentação, educação e lazer.

 
Com informações da prefeitura
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet