Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
10:44:16
informe o texto

Notícias / Política

11/05/2021 às 19:40

PLs determinam rastreamento da vacina e testagem em massa em Cuiabá

Projetos de Lei são de autoria da vereadora Edna Sampaio (PT)

Leiagora

PLs determinam rastreamento da vacina e testagem em massa em Cuiabá

Foto: Assessoria

Tramitam na Câmara de Cuiabá dois Projetos de Lei de autoria da vereadora Edna Sampaio (PT), que têm como objetivos obrigar a prefeitura a rastrear as doses de vacina contra a covid-19, recebidas e aplicadas na Capital pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e realizar a testagem em massa da população.

O PL nº 006/2021 determina que seja criado um sistema de monitoramento que abranja a totalidade dos imunizantes direcionadas ao município e dos grupos atendidos.

Leia também - Mauro mantém educação como essencial, mas veta obrigação de vacina para retorno presencial

As informações sobre lote, quantidade de doses e responsável pelo transporte até o município devem ser divulgadas em forma de dados abertos e em plataforma centralizada. Também dever constar a identificação do paciente, a data e o local da vacinação, o grupo prioritário e o lote ao qual pertence a dose aplicada, além de informações sobre os profissionais que qualificaram o paciente no grupo prioritário e que fizeram a aplicação.

A alimentação da plataforma deverá incluir dados retroativos, coletados desde o início da imunização.

Outro PL, de número 007/2021, cria o plano municipal de enfrentamento à covid-19, o qual obriga o Executivo a fazer a testagem em massa da população cuiabana, instituir um banco de dados para o monitoramento da proliferação da doença por região e acompanhar os casos positivos por meio de equipes de saúde da família.

Os PLs foram apresentados nesta terça-feira (11) e seguem para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Durante a sessão ordinária, a vereadora apontou a ausência de temas importantes, como as relacionadas à pandemia de covid-19, nos debates da Câmara.

“É preciso alterar a forma como nós pautamos as coisas aqui para que a população veja a preocupação dos vereadores com questões que cercam a vida neste momento tão difícil de pandemia, desemprego, pobreza e miséria”, opinou.

A parlamentar disse ter sugerido mudanças nos protocolos do Legislativo, solicitando que os projetos a serem discutidos em cada sessão sejam enviados com antecedência ao colégio de líderes para a priorização dos temas.

“Temos vários projetos que não foram trazidos para discussão nesta casa, como, por exemplo, a questão dos grupos prioritários. Todo dia um grupo novo se apresenta como aquele que está sendo vacinado e no plano de vacinação não consta estas pessoas. De quem está sendo tirada a vacina para priorizar estes grupos? Porque o cobertor é o mesmo. Nós não estamos fazendo essa discussão”, argumentou.


 
Da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet