Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
21:47:12
informe o texto

Notícias / Política

13/05/2021 às 09:23

PL que obrigava oferta de lanche antes do início das aulas é vetado em MT

Veto foi embasado em parecer da PGE, que identificou inconstitucionalidade no projeto

Eduarda Fernandes

PL que obrigava oferta de lanche antes do início das aulas é vetado em MT

Foto: Arquivo MPAP

Foi vetado o Projeto de Lei nº 47/2019, que pretendia tornar obrigatória a distribuição diária de lanche, antes do início das aulas, para os alunos matriculados em toda a rede estadual de ensino em Mato Grosso. Aprovado pela Assembleia Legislativa em Sessão Plenária realizada em 19 de abril deste ano, a proposta foi vetada pelo governador Mauro Mendes (DEM).

O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado (Iomat) que circula nesta quarta-feira (12) e foi embasado em parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que identificou inconstitucionalidade no projeto.

Leia também - CPI se reúne na sexta para definir cronograma de trabalho e definir oitivas

“Inconstitucionalidade formal por vício de iniciativa e por ofensa da máxima de separação e independência dos poderes (checks and balances), já que invade a competência privativa do Governador para deflagrar processo legislativo que verse sobre atribuição específica de órgão do Poder Executivo (SEDUC) - ofensa aos artigos 39, parágrafo único, II, “d”, e 66, V, ambos da CE, e ao artigo 2º da CF/88 - Interferência no Plano Nacional de Alimentação Escolar, executada pela SEDUC”, diz trecho do parecer.

Agora, o PL retornará ao Parlamento Estadual, onde o veto será colocado em votação, podendo ser mantido ou derrubado. Caso seja derrubado, a tendência é que o Governo judicialize a questão por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet