Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
15:10:14
informe o texto

Notícias / Política

16/05/2021 às 08:00

Vereador propõe lei que proíbe compra de remédios passado mais de 20% do prazo de validade

Objetivo é evitar desperdícios e aumentar a oferta de medicamentos nas unidades de saúde

Eduarda Fernandes

Vereador propõe lei que proíbe compra de remédios passado mais de 20% do prazo de validade

Foto: Eduarda Fernandes / Leiagora

Tramita na Câmara de Cuiabá um Projeto de Lei, de autoria do vereador Dilemário Alencar (Podemos), que proíbe a Prefeitura de Cuiabá de comprar medicamentos que tenham ultrapassado 20% do prazo de validade. O objetivo é evitar desperdícios e aumentar a oferta de medicamentos nas unidades de saúde, que têm em seu estoque medicamentos com mais tempo para o consumo.

“A minha iniciativa foi buscar uma solução para evitar a existência de casos de remédios e insumos vencidos, como a recente denúncia de vereadores que ao fiscalizarem o depósito do Centro de Distribuição de Insumos e  Medicamentos, o CDMIC, encontraram milhares de medicamentos vencidos. Esses medicamentos certamente custaram milhões de reais para os cofres da prefeitura, enquanto pacientes sofrem nas unidade de saúde com a falta deles”, disse Dilemário Alencar em entrevista ao Leaigora.

O parlamentar também pontuou que o PL será uma forma de combater eventuais atos de corrupção, pois, segundo ele, existem muitas denúncias de combinação entre agentes públicos e fornecedores de medicamentos, onde prefeituras compram remédios com o prazo próximo do vencimento. 

"E isso é um indício forte de corrupção, pois esses medicamentos ficam menos tempo disponíveis para a população, e logo são incinerados. Por isso quero que tenha em lei que a prefeitura só compre medicamentos que tenham passado 20% do prazo de validade”, acrescenta.
 
Na proposta do projeto de lei, é previsto que no caso de aquisição de  medicamentos de uso imediato, o prazo será de 25% por cento do prazo de validade. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet