Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
18:23:35
informe o texto

Notícias / Política

15/05/2021 às 16:52

Construção de hospital regional no Norte do Araguaia gera disputa entre duas cidades

Mendes visitou a região e prometeu um decisão técnica em 10 dias sobre onde será instalada a unidade de saúde que terá 180 leitos

Alline Marques

Construção de hospital regional no Norte do Araguaia gera disputa entre duas cidades

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

Um sonho de mais de 10 anos da população da região do Norte do Araguaia vai sair do papel. O governador Mauro Mendes (DEM) esteve na região para analisar a área destinada para a construção do Hospital Regional, que teve a pedra filosofal lançada ainda em 2010 durante o governo de Silval Barbosa, mas que nunca teve andamento. 

No entanto, apesar de a pedra fundamental ter sido lançada em um terreno na cidade de Porto Alegre do Norte (984 km de Cuiabá), o município de Confresa (1.011 km de Cuiabá) vem reivindicando a sede do hospital que contará com um total de 181 leitos. O chefe do Executivo informou que em 10 dias deve anunciar a cidade que receberá a sede da unidade de saúde. 

Mendes esteve acompanhando dos secretários de Fazenda, Rogério Gallo, e de Saúde, Gilberto Figueiredo, na região para verificar in loco as condições de ambos municípios e será realizado um estudo técnico sobre a viabilidade. Apesar da indefinição sobre a cidade onde será construído, o governador garantiu que o dinheiro para a obra, orçada em R$ 75 milhões, já está no caixa. 

"O norte do Araguaia terá um hospital regional, isso já está definido. Os recursos estão garantidos dentro do programa Mais MT e nos próximos dias faremos o anúncio da nova área, que será escolhida levando em conta o que for melhor para a população do Araguaia, que há muitos anos vive uma triste realidade de ter que deslocar mais de mil quilômetros para conseguir atendimento de média e alta complexidade", afirmou o governador. 

O empresário Ernando Cardoso acompanhou o governador na visita em Porto Alegre do Norte e comentou sobre a expectativa para que o hospital seja construído na cidade de origem. Ele ressaltou que o município já conta com pista de pouso asfaltada de 1600 metros, polo regional de saúde, possui o banco de sangue e já tem uma rede de tratamento de água que garante o abastecimento o ano todo. 

“Se for questão técnica, Porto Alegre será escolhido. Já é o polo de saúde e banco de sangue, faz fronteira com 13 municípios, tem água em abundância, tem o aeroporto asfaltado, além do terreno que já foi destinado ao hospital há mais de 10 anos, quando foi lançado pelo governo em 2010”, defendeu o empresário. 

Com as informações colhidas nos locais, a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) vai emitir um parecer sobre a área mais viável para a construção do hospital. O parecer vai apontar qual a área que melhor atende todos os requisitos necessários para a instalação de uma unidade de Saúde de alta qualidade para atender a população das dezenas de municípios da região do Araguaia.

O hospital 

O hospital projetado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) contará com 141 leitos de enfermaria e 40 UTIs, entre adultas, pediátricas, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal, para atendimento na média e alta complexidade.

A unidade de Saúde também contará com 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.

A previsão é que após a licitação e a definição da empresa que irá tocar a obra, o hospital seja entregue em até 24 meses.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet