Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
11:24:17
informe o texto

Notícias / Geral

20/05/2021 às 17:45

Aulas no modelo híbrido retornam dia 31 nas escolas estaduais - entenda como funcionará

Porém, caso haja aumento de casos, o cronograma pode ser alterado ou as aulas presenciais suspensas

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Eduarda Fernandes

Aulas no modelo híbrido retornam dia 31 nas escolas estaduais - entenda como funcionará

Foto: David Borges

As aulas retornam no modelo híbrido, com 50% de ocupação das salas de aulas, a partir de 31 de maio. O plano de volta às aulas da rede estadual de ensino em Mato Grosso foi apresentado na tarde desta quinta-feira (20) e prevê a divisão dos alunos em dois grupos, que farão um revezamento semanal a partir da segunda semana de aula, que inicia no dia 7 de junho. Porém, caso haja aumento de casos, o cronograma pode ser alterado ou as aulas presenciais suspensas, dependendo da classificação de risco do município.

Na primeira semana – 31 de maio a 4 de junho – professores e alunos farão um revezamento diário para a chamada semana de acolhimento. Do dia 07 a 11 de junho o grupo A vai assistir aula presencial e o grupo B aula de forma não presencial (on line e por apostilas). Na semana seguinte, do dia 14 a 18 de junho, os alunos do Grupo B farão aula presencial e os do Grupo A aula não presencial.

Além da queda no número de casos, um dos motivos para optar pelo retorno das aulas é o fato de que apenas 45% dos alunos possuem acesso à internet. A Seduc também realizou o levantamento da evasão escolar de 2020 para 2021 que chegou a 60 mil alunos.

Atualmente, o estado de Mato Grosso tem aproximadamente 380 mil alunos divididos em 731 escolas, que são obrigadas a reportar casos suspeitos de covid-19, confirmados e óbitos. As diretrizes para o retorno das aulas foram elaboradas por meio de uma ação conjunta entre as equipes da Seduc-MT e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

De acordo com a nota técnica elaborada pelo grupo, são considerados aptos para o retorno presencial, no sistema híbrido, alunos e profissionais que não pertençam a grupo de risco, não apresentam sintomas da doença e não estão ou tiveram contato com alguém comprovadamente ou com sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, informou ainda que caso uma pessoa teste positivo, toda a sala de aula será colocada no sistema remoto. Além disso, o pai que não quiser que o filho vá, terá que assinar um termo de compromisso.

O gestor também assegura que todos os protocolos de medidas de biossegurança serão seguidos. “O que a ciência tem mostrado é que escola é ambiente seguro, ambiente controlado, respeitando todos os protocolos de biossegurança. As escolas receberam recursos tanto para infraestrutura, quanto para a comprar o material, álcool gel, máscara, material de limpeza e sanitização. As escolas estão preparadas”, garantiu em entrevista coletiva na tarde desta quinta.

O plano prevê ainda que professores em grupo de risco, quem têm sintoma ou estão com covid e assintomáticos que tiveram contato com algum infectado, não deverão retornar às escolas ou deverão se ausentar até que seja confirmada a não contaminação. Ao todo, a Seduc tem 31 mil servidores, sendo 832 considerados grupo de risco. Um levantamento apontou que, até o momento, 2.902 servidores, entre contratados e efetivos, testaram positivo para a covid-19 e 72 morreram.

A Seduc dividiu ainda em outros três grupos os profissionais ou alunos que não precisarão retornar de maneira presencial.

No grupo 1 estão os profissionais e alunos que fazem parte do grupo de risco. São considerados grupo de risco pessoas com mais de 60 anos; com diabetes insulinodependentes ou conforme justificado juízo clínico; com insuficiência renal crônica; com doença respiratória crônica; com doença cardiovascular crônica; com câncer; com doença autoimune ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico; gestação em curso ou lactantes para amamentação do próprio filho até a idade de 12 meses;  outras comorbidades constantes no item 2.11.1, do Anexo I da portaria conjunta nº 20, publicada no Diário Oficial da União em 18 de junho de 2020. Portadores de outras comorbidades que não se enquadram nessa lista, podem apresentar potencial para doença grave e devem ser avaliados de forma individualizada.

No grupo 2 se enquadram alunos e profissionais sintomáticos, que apresentem algum sintoma relacionado à Síndrome Gripal (SG), podendo ser um transmissor do vírus, fazem parte deste grupo e devem, obrigatoriamente, permanecer em casa.

Não podem voltar às atividades presenciais a pessoa com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. Em crianças, além dos itens anteriores considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

Quem tiver sintoma de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) também terá que permanecer em atividade não presencial. Os sintomas da SRAG são: dispneia/desconforto respiratório ou pressão ou dor persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada (cianose) dos lábios ou rosto.
Em crianças, além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

Já no grupo 3 estão profissionais e alunos assintomáticos, mas que estiveram em contato no ambiente familiar ou fora do ambiente escolar com alguém comprovadamente transmissor da covid-19 ou está convivendo com um familiar com sintomas da doença. Para este grupo também é obrigatório permanecer em casa.

Definição de contato próximo recente: contato direto (até 2 metros) por no mínimo 15 minutos com pessoa com diagnóstico para Covid-19 ou com os sintomas acima, dentro da mesma área fechada e sem uso de máscara ou compartilhou o mesmo ambiente por 2 horas. Contato próximo pode incluir: cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área, compartilhar utensílios para comer e beber, compartilhar transporte a menos de um metro ou, ainda, nos casos de contato físico direto (abraçar ou beijar) ou com secreções (espirros ou tosse).

Recente pode ser considerado dois dias antes até 10 dias após o início do primeiro sintoma (ou da coleta do swab detectável). Se contato for imunodeprimido ou necessitou de internação, considerar 20 dias após o início do primeiro sintoma.

Os profissionais inseridos neste grupo submeterão ao regime de teletrabalho, pelo prazo prescrito pelo médico, limitado a 14 dias, de acordo com a legislação vigente.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet