Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
16:32:05
informe o texto

Notícias / Judiciário

21/05/2021 às 11:09

Ministro relembrou troca de roupa e alteração na cena do crime ao negar liberdade à menor

Adolescente de 15 anos condenada pela morte de Isabele tenta liberdade desde 19 de janeiro, quando foi internada por decisão judicial

Camilla Zeni

Ministro relembrou troca de roupa e alteração na cena do crime ao negar liberdade à menor

Foto: Assessoria

Ao negar o pedido liminar para revogar a internação da adolescente de 15 anos condenada pela morte de Isabele Guimarães Ramos, o ministro Antônio Saldanha Palheiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), relembrou a frieza da condenada e a gravidade do caso. 

A decisão contrária à liberdade da menor foi tomada no dia 19 de maio, mas o teor da decisão apenas foi disponibilizado nesta sexta-feira (21). 

No STJ, a defesa tentou aplicar entendimento tomado pelo ministro Sebastião Reis Júnior em caso semelhante, no qual ele apontou que, se um adolescente respondeu ao processo criminal em liberdade, ele também teria o direito de recorrer contra a sentença em liberdade, "sendo inviável a execução antecipada da medida socioeducativa aplicada". Foi o que aconteceu no caso de Mato Grosso, quando o Tribunal de Justiça (TJMT), ainda na fase de instrução processual, negou a internação provisória da adolescente.

Saiba mais - STJ nega liminar para liberdade de adolescente que matou Isabele Ramos

"No caso concreto, considerando que o próprio ETJMT assegurou a paciente o direito a responder em liberdade à todo o procedimento de apuração do ato infracional e, ainda, considerando que o próprio ETJMT reconheceu o caráter punitivo das medidas socioeducativas quando autorizou o ingresso da assistência de acusação na fase da instrução, não há razões para, após a sentença, se subverter toda a lógica da proteção integral conferida às crianças e aos adolescentes, aplicando a paciente um rigor processual que não lhe seria dado se adulta fosse", alegou a defesa. 

Para o ministro Antônio Saldanha, o advogado da menor pretende criar uma jurisprudência que não tem previsão legal. 

O ministro afirmou que, preliminarmente, não vê ilegalidade na internação da adolescente de forma a justificar a concessão de uma decisão urgente para sua liberdade. Para fundamentar, ele destacou pontos do processo, ressaltando que a internação é medida recomendada por lei diante da gravidade do ato praticado. 

"[...] malferiu o bem maior de um ser humano - a vida - com emprego de arma de fogo, e contra pessoa que tinha como melhor amiga, com quem o convívio era intenso e a frequência nas residências uma da outra era constante, o que revela a necessidade de imediata responsabilização quanto às consequências lesivas do ato infracional (art. 1º,§ 2º, I, da Lei nº 12.594/2012), pelo realçado da frieza e alguma atitudes tomadas, imediatamente, após a prática do ato infracional, [foi a casa vizinha trocar de roupa], ademais, seus pais dificultaram a entrada na residência da autoridade policial e alteraram o cenário onde ocorreu o ato infracional", diz trecho da decisão. 

Em seguida, Saldanha ainda ressaltou que a jurisprudência do STJ é no sentido de que não é possível condicionar o cumprimento de uma medida socioeducativa ao trânsito em julgado da sentença, visto que seria um "verdadeiro obstáculo ao escopo ressocializador da intervenção estatual, além de permitir que o adolescente permaneça em situação de risco, exposto aos mesmos fatores que o levaram à prática infracional".

O mérito do pedido, porém, ainda será analisado pelo Superior Tribunal de Justiça, em sessão colegiada.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet