Cuiabá, sábado, 20/04/2024
10:50:48
informe o texto

Notícias / Geral

23/05/2021 às 11:58

Saiba o que levar em conta na hora de escolher a faculdade e o curso de graduação

Especialista pontua dicas para ajudar futuros vestibulandos

Leiagora

Saiba o que levar em conta na hora de escolher a faculdade e o curso de graduação

Foto: Reprodução

A hora de escolher a faculdade e o curso de graduação pode ser muito emocionante, mas também um momento de muita dúvida e ansiedade. Especialmente para aquelas pessoas que ainda não têm sequer uma noção de qual carreira seguir.

De acordo com o coordenador acadêmico da Universidade de Cuiabá, Clodoaldo Moreno da Paixão, a preocupação vindoura da escolha é completamente normal, pois envolve diversos fatores. “Com certeza o vestibulando enfrenta dúvidas no momento de se inscrever para o curso desejado, mas é importante lembrar que mudanças são benéficas em longo prazo”. 

Em comemoração ao Dia do Vestibulando, celebrado na próxima segunda-feira (24), o professor Clodoaldo pontuou algumas dicas para ajudar na escolha da faculdade e o curso de graduação.

Como escolher a faculdade?

Um jeito interessante de começar a escolher sua faculdade é pensar nas áreas ou disciplinas com as quais você tem maior afinidade. Por exemplo, se você ama estudar Matemática e Física, cursos da área de Exatas, como Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Computação em Nuvem, podem ser uma excelente aposta. Já quem tem mais facilidade com Linguagens, Sociologia, História e Geografia, pode se dar bem em um curso da área de Humanas, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Psicologia ou Administração.

Existe ainda a área de Ciências Biológicas, que têm muito a ver com Química e Biologia e abrange vários cursos ligados à saúde como Medicina, Enfermagem e Odontologia. Depois de fazer essa reflexão, você pode começar a pesquisar os cursos da área que mais se adequa ao seu perfil. Porém, também é importante considerar aspectos como: as oportunidades em termos de empregabilidade e renda que cada curso oferece; seus gostos e habilidades pessoais.

Bacharelado, licenciatura ou curso tecnológico?

Existem três tipos de curso superior no Brasil, o bacharelado, licenciatura e curso tecnológico. Essa é uma informação que você também deve levar em conta na hora de escolher seu curso.

Os cursos do tipo bacharelado costumam ter duração mais longa (entre 4 e 6 anos) e dão ao aluno uma formação mais generalista. Já as licenciaturas são voltadas para o ensino e costumam ter duração entre 3 e 4 anos. São a melhor escolha para quem quer ser professor. Os tecnólogos, por sua vez, têm duração mais curta (de 2 a 3 anos) e oferecem uma formação mais prática ao aluno, visando sua rápida inserção no mercado de trabalho.

Vale dizer que alguns cursos são oferecidos no grau de bacharelado e licenciatura, como Educação Física, Pedagogia e Letras.

Onde estudar?

Depois de escolher um curso, você ainda precisa decidir onde estudar. Nas faculdades públicas a concorrência é sempre muito alta. Então boa parte dos estudantes acaba optando pelo ensino privado, onde é sempre mais fácil conseguir vagas em todos os cursos. Porém, é fundamental avaliar se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Porque só faculdades reconhecidas podem expedir diplomas válidos a seus alunos.

Também é preciso avaliar quesitos como as instalações que a instituição oferece a seus alunos e qualificação dos professores. E não dá para deixar de falar na questão das mensalidades, especialmente para quem tem o orçamento apertado. Aqui a dica é procurar faculdades que oferecem condições especiais aos estudantes, como bolsas de estudo, crédito estudantil e convênios de descontos.

Não se preocupe se errar

É comum achar que decidir a graduação é um momento de “tudo ou nada” e que não há espaço para erros. É claro que todos querem fazer a escolha mais correta, mas caso perceba ao longo do caminho que a decisão deve ser mudada, está tudo bem.

Notando que prefere outra área, é hora de refazer suas análises e planejar a mudança. As transformações fazem parte do caminho e, na verdade, são muito bem-vindas! O importante é estar em um ambiente saudável, feliz e capaz de fazer o que gosta.

Canal Conecta
A Kroton, empresa B2C do grupo Cogna, oferece a toda comunidade o Canal Conecta. No site é possível encontrar diversos vídeos gratuitos com informações sobre profissões, remuneração, atuação profissional e mercado de trabalho. Além disso, a plataforma oferece dicas de como produzir um currículo, conseguir o primeiro estágio e como utilizar o digital para conseguir um novo emprego.

Segundo o coordenador acadêmico da Unic - uma das marcas da Kroton -, a plataforma pode ser aliada na busca por informações. “A melhor forma de escolher uma faculdade é conhecendo mais sobre o curso de interesse”, comenta. Interessados podem acessar o Canal Conecta pelo site.

 
Da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet