Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
14:46:13
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

24/05/2021 às 16:00

MT sobe na classificação do Tesouro Nacional e aumenta capacidade de endividamento

O Estado deixou a classificação C e agora tem nota A e esta é a primeira vez que Mato Grosso consegue nota máxima quanto à capacidade de pagamento

Kamila Arruda

MT sobe na classificação do Tesouro Nacional e aumenta capacidade de endividamento

Foto: Christiano Antonucci

Mato Grosso conquistou a nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), quanto à Capacidade de Pagamento do Estado (Capag), e com isso aumenta a capacidade de endividamento do Estado, porém, os empréstimos terão possibilidade de ser feito com negociações mais flexíveis, como juros mais baixos. 

O Estado deixou a classificação C e agora tem nota A perante ao Tesouro Nacional. A informação foi confirmada na tarde deste segunda-feira (24) pelo governador Mauro Mendes (DEM) que já havia recebido o comunicado do governo Federal ainda em abril.

Para o democrata, isso é o reflexo das medidas adotadas por ele desde o início de sua gestão à frente do Palácio Paiaguás. “Há dois anos tínhamos quase 500 obras paradas, viaturas da Polícia Militar encostadas, salário atrasado, enfim. Era uma dura realidade, e isso era retratado pelos nossos números, por isso a nota C. Passou-se o tempo e com as medida que nós tomamos recuperamos a capacidade de investimento e entramos para elite com nota A no Tesouro Nacional”, disse.

Mendes lembra que, para tanto foi necessário a aprovação de diversos projetos de lei por parte da Assembleia Legislativa, tais como a reforma administrativa, novas regras do Fethab, Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, dentre outras, um tanto impopulares. Ele lembrou ter sido vaiado e ostilizado em diversos eventos ainda no primeiro ano de mandato. 

“As medida que nós tomamos, que passou pela reforma administrativa, com a redução de secretarias, fizemos diversos tipos de corte de gastos, renegociação de contrato, corte de contratos, renegociação de dividas como a do Bank Of America passando para o Banco Mundial, o novo Fethab, combate à sonegação, aprovação da LRF Estadual e ainda a revisão dos incentivos fiscais. Isso mostra que estamos no caminho certo para continuar crescendo ainda mais”, completou.

De acordo com Mendes, essas ações refletiram no superávit conquistados em 2019 e 2020, o que garantiu um repasse extra aos municípios para auxiliar no enfrentamento à covid-19, a criação de um auxilio emergencial próprio e o lançamento do programa Mais MT, que trata-se de um pacote de obras, considerado o maior da história de Mato Grosso.

Além de Mato Grosso, apenas outros dois estados brasileiros possuem nota A perante a Tesouro Nacional. O resultado foi obtido seguindo a metodologia que avalia três principais indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. O primeiro indicador é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida. O segundo é definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada. Já o terceiro é calculado pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta.

“O Tesouro Nacional também leva em consideração adimplência financeira, aplicação de recursos na saúde e educação e encaminhamento das contas anuais. Agora, somos um Estado adimplente, que paga suas contas em dia e que, acima de tudo, faz investimentos e devolve para a população em forma de serviços”, disse.

Essa é a primeira vez que Mato Grosso consegue nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), quanto à Capacidade de Pagamento do Estado (Capag). A série histórica teve início em 2014, e desde então, Mato Grosso nunca havia conquistado essa pontuação.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa virtual que contou com a presença do deputado federal Juarez Costa, do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, e de secretários de Estado.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet