Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:32:45
informe o texto

Notícias / Judiciário

25/05/2021 às 10:20

Recurso contra afastamento de conselheiros do TCE é retirado de pauta no STF

Julgamento estava previsto para sessão virtual entre os dias 4 e 11 de junho

Camilla Zeni

Recurso contra afastamento de conselheiros do TCE é retirado de pauta no STF

TCE-MT

Foto: Marcos Bergamasco/TCE

O Supremo Tribunal Federal (STF) retirou da pauta de julgamento um pedido de extensão na ação que autorizou o retorno do conselheiro Valter Albano ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE). 

O julgamento estava previsto para análise virtual entre os dias 4 e 11 de junho. Em razão do segredo de Justiça em torno do processo, não é possível saber de quem partiu o pedido. 

Atualmente, de cinco conselheiros afastados alvos da Operação Malebolge, deflagrada em setembro de 2017, apenas dois ainda estão fora da Corte. São eles Sérgio Ricardo de Almeida e Waldir Teis. 

Além dos dois, na época, também foram afastados por decisão judicial os conselheiros Valter Albano, Antônio Joaquim e José Carlos Novelli. Os cinco foram acusados de terem cobrado e recebido propina para aprovarem contas do governo Silval Barbosa, bem como para liberarem a execução de obras para a Copa do Mundo de 2014.

Em agosto de 2020, o conselheiro Valter Albano conseguiu decisão favorável no STF para retornar ao TCE, sob argumentação do longo prazo de afastamento sem novas diligências. Naquela ocasião, os ministros já discutiam se poderia ou não haver pedido de extensão na decisão. 

Entretanto, em fevereiro deste ano o Ministério Público Federal se manifestou pela não prorrogação da medida cautelar de afastamento dos conselheiros, e o Superior Tribunal de Justiça autorizou o retorno de todos.  
Apesar dessa decisão, porém, Sérgio Ricardo ainda tem outro afastamento decretado, pela suspeita de compra de vaga no TCE, assim como Waldir Teis, que foi flagrado jogando cheques em uma lixeira durante mandado de busca e apreensão em seu escritório.

Por esses impedimentos, apenas os dois ainda estão fora do TCE.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet