Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
20:57:33
informe o texto

Notícias / Geral

26/05/2021 às 08:30

MT acompanha crescimento de internações por covid e pode editar novas medidas de restrição

Taxa de ocupação das UTIs saltou de 76% na sexta-feira para 86% no domingo. Atualmente, é calculada em 87,4%.

Camilla Zeni

MT acompanha crescimento de internações por covid e pode editar novas medidas de restrição

Na imagem, o governador Mauro Mendes vistoriando uma UTI

Foto: Mayke Toscano/Secom

O crescimento na taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas ao tratamento da covid-19, que atingiu 87,4% nessa segunda-feira (24), colocou o Governo de Mato Grosso em alerta. De acordo com o secretário de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, novas medidas de restrição podem ser editadas nos próximos dias. 

“É muito provável que, com o crescimento nas taxas de ocupação dos leitos de UTI, haja a necessidade, em um futuro muito breve, de serem adotadas novas medidas de contenção. Enquanto não tiver vacina para todo mundo, precisamos controlar as medidas não farmacológicas à luz da capacidade da assistência hospitalar”, avaliou o gestor em entrevista à Vila Real FM, na terça-feira (25).

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde, o crescimento na taxa de ocupação das UTIs foi percebido nos últimos dias. Na sexta-feira (21), por exemplo, o número era calculado em 76% de ocupação. Já no domingo (23) a SES informou ocupação de 86% dos leitos disponíveis.

Leia também - MT vive terceira onda da covid e impacto será sentido em junho


Gilberto lembrou que, nos meses de março deste ano e em junho de 2020, Mato Grosso viveu momentos difíceis com a falta de leitos hospitalares destinados ao tratamento da infecção, e defendeu: " A gente precisa, sim, se preocupar com esse aspecto". Por isso, o crescimento das internações pode ensejar o retorno de medidas restritivas. 

Segundo o gestor, alguns municípios já estariam adotando, por conta própria, essas medidas de biossegurança. 

“Nós temos uma matriz de classificação de risco e, de acordo com os indicadores, ela sugere aos gestores municipais a adoção de novas medidas. Nós já começamos a verificar que alguns municípios começaram a tomar decisões de restrições por força dos indicadores que têm em mãos. Então, todo gestor precisa verificar o enquadramento do seu município e, com autonomia e autoridade que tem, independentemente de atuação geral do governo do estado, adotar medidas no seu território”, defendeu o secretário.

Desde a semana passada, Gilberto tem avisado sobre a iminência de uma terceira onda de infecções pelo vírus, motivo pelo qual o Estado voltou atrás na decisão de fechar o Centro de Triagem de Covid-19 aberto em Cuiabá. Segundo o gestor, ela é caracterizada em razão de uma alta no número de casos.

Segundo levantamento da reportagem, desde o início do mês já foram 33.182 casos confirmados de covid-19 e 928 mortes registradas. Conforme a Secretaria de Saúde, o Estado fechou o boletim informativo dessa segunda-feira com um total de 395.276 casos confirmados e 10.706 vidas perdidas. O número, apesar de ser menor do que o pico registrado em março e abril, é maior do que o anotado nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet