Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
19:49:38
informe o texto

Notícias / Geral

25/05/2021 às 19:03

Em post que viralizou, professor diz que se sentiu um 'lixo' ao ver salas vazias

Dennis Almeida contou que não encontrou alunos nem on-line nem presencialmente

Por G1

Em post que viralizou, professor diz que se sentiu um 'lixo' ao ver salas vazias

Foto: Reprodução/Redes sociais

Professor de história e literatura na rede privada da Grande São Paulo, Dennis Almeida preparou a aula que daria aos alunos do ensino médio. Entrou na sala, mas não encontrou ninguém. Ligou a câmera, e nenhum estudante estava on-line.

"Me senti um lixo. Não pelo abandono, mas por ter sido fácil demais fazer isso", escreveu no Twitter.

 
O post viralizou: recebeu mais de 55 mil curtidas em três dias. Nas respostas, outros docentes se solidarizaram e contaram que estão passando por situações semelhantes. Alguns criticaram: "Deveria dar um teste difícil para os alunos!".

Ao G1, Almeida explica que seu post não era uma reclamação contra os estudantes. "A questão não foi não ter ninguém - isso nunca tinha acontecido. O que me machucou foi ver a facilidade com que lidei com a situação", diz.

"Precisa ter uma troca [entre professor e alunos]. Eu nunca acreditei que falar sozinho para uma câmera, sem interagir com ninguém, seria uma boa aula. Mas, na pandemia, estou fazendo justamente aquilo que eu considerava inviável. E sem perceber", conta.

Pelo sistema híbrido, parte da classe ficaria em casa, e parte acompanharia virtualmente, em tempo real. Segundo o professor, no passado, ele teria ficado revoltado com a ausência da turma inteira, e iria imediatamente avisar a coordenação.

Dessa vez, no entanto, apenas decidiu gravar o vídeo e disponibilizá-lo na internet, caso alguém decidisse acessar o conteúdo depois.

"Eu fui falando sozinho, sem nenhum pesar. Só no fim que pensei: 'o que estou fazendo aqui?' Como pude aceitar isso? Meu padrão do que é uma aula decente está lá embaixo. Eu decaí", afirma Almeida.

Exaustão na pandemia

O professor atribui a mudança de postura ao cansaço e ao desgaste trazidos pela pandemia.

"A gente entrou em piloto automático, de estafa completa. E os alunos também não aguentam mais ficar 6 ou 7 horas assistindo às aulas. No começo, ligavam a câmera. Depois, só falavam no chat. Agora, nem isso", conta.

A aula seguinte ao desabafo de Almeida foi agitada. Os alunos estavam chateados com as críticas que receberam nas redes sociais e tentaram se justificar.

"Alguns disseram que não receberam notificação [da plataforma on-line]. Outros contaram que não puderam entrar mesmo. Cada um tem seu argumento", diz.

"Muitos desses meninos chegaram ao limite do que conseguem entregar. Eles são ótimos, em geral; sempre foram participativos. Tudo isso acontece nestes tempos loucos que estamos vivendo."
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet