Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
00:51:25
informe o texto

Notícias / Política

26/05/2021 às 11:33

Deputados podem derrubar veto sobre vacinação dos professores se volta às aulas não for adiada

Os parlamentares aguardam a edição de uma nova portaria por parte da Secretaria de Educação

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Camilla Zeni

Deputados podem derrubar veto sobre vacinação dos professores se volta às aulas não for adiada

Foto: Marcos Lopes / ALMT

Os deputados estaduais aguardam a edição de uma nova portaria por parte da Secretaria de Educação determinando o adiamento da volta as aulas ainda nesta quarta-feira (26). Caso contrário, os parlamentares irão derrubar o veto do governador Mauro Mendes (DEM) referente a vacinação dos professores.

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirma que essa solicitação foi feita pelos parlamentares ao secretário de Estado de Educação, Allan Porto, e ao chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

“Se as aulas voltarem dia 1º, a Assembleia fica obrigada a apreciar o veto, com o risco desse prejuízo a esses profissionais. Agora, se o Governo editar uma nova portaria, a Assembleia pode sim fazer uma negociação e retirar o veto de pauta. Nós não queremos derrubar o veto, queremos que os professores sejam vacinados para voltar as aulas”, apontou a emedebista citando a possibilidade da terceira onda da covid-19.

Janaína ainda coloca que, caso isso não aconteça, o Parlamento Estadual irá derrubar o veto e garantir a inserção dos profissionais da educação no grupo prioritário de vacinação. “Eu não vejo como o veto ser mantido pelos deputados. Tenho conversado com todos e até agora não vi um deputado a favor da volta às aulas. Neste momento, se o governo não recuar, nós vamos derrubar o veto com a grande maioria dos votos”, enfatizou.

O deputado estadual Allan Kardec (PDT) também não vê condições de retorno da volta às aulas. Para ele, se o retorno das aulas for mantido pelo Executivo para o próximo mês, será uma “irresponsabilidade”.

“Isso seria irresponsabilidade. Acho que existe possibilidade de ampliarmos esse debate com a Secretaria de Educação e Casa Civil. A Assembleia já demonstra que está pronta para fazer a derrubar o veto em plenário, não vejo dificuldade disso acontecer”, disse.

O primeiro-secretário da Casa de Leis, Eduardo Botelho (DEM), acredita que o adiamento da volta às aulas será feito. “O Governo tem o entendimento dele, vetou, e nós estamos conversando sobre isso, porque eu vejo que é possível um debate. O secretário garantiu que justificando o aumento da pandemia, ele vai paralisar novamente as aulas e esperar a vacinação. Estamos monitorando isso ai. O momento seria retirar esse veto e aguardar isso”, finalizou.

Vale lembrar que, nesta terça-feira (25), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa aprovou o parecer pela derrubada do veto no que tange à vacinação dos profissionais da educação, o que inclui professores e técnicos da rede pública estadual e também da iniciativa privada. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet