Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
17:14:45
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

27/05/2021 às 14:38

OIE reconhece municípios do noroeste de MT como zona livre de febre aftosa sem vacinação

A certificação é um passo histórico para o Estado, que tem o maior rebanho bovino do Brasil

Leiagora

OIE reconhece municípios do noroeste de MT como zona livre de febre aftosa sem vacinação

Foto: Mapa

Nesta quinta-feira (27), os município de Rondolândia e partes de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína, na região Noroeste de Mato Grosso, foram reconhecidos como zona livre de febre aftosa sem vacinação, durante a 88° Assembleia Geral da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE).

A certificação é um passo histórico para o Estado, que tem o maior rebanho bovino do Brasil. “A mudança de status sanitário para livre de febre aftosa sem vacinação é um grande impulsionador econômico para o Estado, pois a carne mato-grossense alcançará mercados internacionais com melhores remunerações. Teremos a certificação que comprova que a carne daqui é produzida com sanidade e sustentabilidade”, avaliou o governador Mauro Mendes.

“Neste momento, temos um rebanho de 400 mil cabeças que estão no status ‘sem vacinação’, de um total de 31 milhões de cabeças de gado, o maior do País. Trabalhamos para que no próximo ano, de acordo com o cronograma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, todo o estado atinja o status de livre de febre aftosa sem vacinação”, disse César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso.

O processo de transição de zonas livres de febre aftosa com vacinação para livre sem vacinação, está previsto no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa), conforme estabelecido pelo Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet