Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
01:40:57
informe o texto

Notícias / Política

28/05/2021 às 11:30

Projeto de Geller propõe acesso a dados da tornozeleira eletrônica

O relator da proposta, deputado federal Capitão Derrite (PP/SP), acredita que a proposta inovará o ordenamento jurídico e permitirá que qualquer cidadão fiscalize

Leiagora

Projeto de Geller propõe acesso a dados da tornozeleira eletrônica

Foto: Akira Onume / Governo do Pará

O PL 1446/2020 foi aprovado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e é visto pelas autoridades policiais como ferramenta de verificação de cumprimento de pena e aplicação de recursos públicos. De acordo com o relator da proposta, deputado federal Capitão Derrite (PP/SP), a iniciativa inovará o ordenamento jurídico e permitirá que qualquer cidadão acompanhe o cumprimento da medida judicial.

“Eu sou radicalmente contra qualquer tipo de saída temporária da prisão, mas, já que o sistema permite, que possamos melhorar a fiscalização sabendo exatamente onde o preso está. Hoje, eles quebram a tornozeleira, colocam fita adesiva, perdem o sinal e não voltam para a cadeia, e tudo isso é mantido com dinheiro público”, disse Derrite.

Autor da proposta, o federal Neri Geller, diz que a intenção é obrigar os órgãos de gestão penitenciária responsáveis pela administração, execução e controle da monitoração eletrônica, a darem transparência ao histórico das tornozeleiras, como forma se conferir à população o direito de fiscalização constante do sistema.

“A medida busca que a população tenha acesso aos dados, atualizados mensalmente, relativos a violações, danificação e falta de recarga das baterias das tornozeleiras, via consulta por meio de tecnologias da informação, comunicações virtuais e aplicativos para celulares”, disse Geller.

O PL segue para aprovação na Comissão de Constituição e Justiça e depois, para apreciação no Senado Federal. 

 
Da assessoria 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet