Imprimir

Imprimir Notícia

29/05/2021 às 18:00

Audiência pública vai debater estratégias para inserção familiar de crianças acolhidas

Leiagora

As inscrições para a audiência pública Busca Ativa: Estratégias para Inserção Familiar seguem abertas até às 12h do dia 31 de maio (segunda-feira). No evento será discutida a visibilidade segura das crianças e adolescente aptos à adoção. O debate com toda a sociedade ocorrerá no mesmo dia 31, entre 13h30 e 18h e será totalmente virtual.

Os interessados em enviar perguntas devem se inscrever. Após a inscrição será encaminhado o acesso à Plataforma Teams, por meio do link que será disponibilizado. Clique aqui para fazer a inscrição em um dos três eixos abordados. Quem quiser apenas acompanhar pode assistir pelo canal do Youtube do Poder Judiciário de Mato Grosso. Participe deste momento importante. Exerça sua cidadania.

O evento é uma promoção dos parceiros da Rede de Proteção. Além do Poder Judiciário de Mato Grosso, O Ministério Público, Assembleia Legislativa, Governo de Mato Grosso, Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Associação para o Desenvolvimento Social de Mato Grosso (APDM), entidade ligada às primeiras damas dos Municípios do Estado, entre outros parceiros. Clique aqui para ter acesso à programação do evento.

A Corregedoria de Mato Grosso já desenvolve um Projeto de Busca Ativa por meio dos Provimentos 11 e 12, desde 2019. São disponibilizados apenas nomes e característica das crianças e adolescentes. A segunda fase do projeto prevê a divulgação com fotos e para dar segurança a esta etapa ouvirá também a sociedade por meio da audiência pública. É válido ressaltar que apenas pretendentes habilitados e cadastrados no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) terão acesso a estas informações.

Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção (SNA) Mato Grosso possui atualmente 431 crianças e adolescentes acolhidos em 83 instituições no estado. Destes, 199 são do sexo masculino e 232 do feminino. Por idade: zero a nove anos: 169, entre nove e 12 anos: 60, e entre 12 e 18 anos: 202.

Ao todo 40 estão aptos para adoção no Estado. Por Gênero: Masculino, são 26 registros, Feminino: 14 registros. Com deficiência física e mental: oito; sem deficiência: 32.

 
Da assessoria
 
 Imprimir