Imprimir

Imprimir Notícia

04/06/2021 às 11:01

Pioneira de Rondonópolis morre aos 90 anos

Leiagora

A dona Jupia Oliveira Mestre morreu aos 90 anos de idade na madrugada desta sexta-feira (4). Ela é pioneira de Rondonópolis, viúva do libanês naturalizado brasileiro José Salmen Hanze, o popular “Zé Turquinho”, que teve forte contribuição para o processo de povoamento e crescimento da cidade.

Dona Jupia contribuiu muito com o desenvolvimento do município, sendo considerada uma mulher à frente do seu tempo. Seu marido inicialmente trazia querosene e gasolina, por meio do rio, para vender em Rondonópolis, e dona Jupia vendia terrenos com preços abaixo do mercado, com o objetivo de atrair moradores para a região.

Jupia também foi uma grande filantropa. Na época, doou alguns terrenos dos cerca de 45 mil hectares, para locais onde hoje funcionam as escolas Joaquim Nunes Rocha, Salmen Hanze, antigo Guerino Bertoni, parte do Cesur, Senai, Escola da Vila Mamede, Escola Rural do Lajeadinho e Queixada, Escola Rural Aeroporto, Escola no Ponto Chique, Escola no Auto Bandeirantes. Inclusive procedeu a doação de expressivo tamanho de área para a formação do primeiro distrito industrial de Rondonópolis e do antigo aeroporto municipal.

Doou também as áreas para a construção da Santa Casa de Misericórdia, para o Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), hoje DNIT, para Polícia Rodoviária Federal, Batalhão da Polícia Militar na BR-364, Fundação Mato Grosso, residência dos comandantes do Exército de Rondonópolis, estação rodoviária de Rondonópolis, 50% do Caiçara Tênis Clube, do quartel do Exército em Rondonópolis, da delegacia da Polícia Federal, do Hospital Paulo de Tarso, da  sede do Rotary e Maçonaria, próximo à Santa Casa e para clubes de lazer de diversas categorias profissionais, entre outros.

Ainda em vida, dona Jupia sempre dizia que a grande contribuição deixada para Rondonópolis é a ajuda à sociedade, aos menos favorecidos. Inclusive, reforçava dizendo que gostaria de ser lembrada por ter muitos amigos e ser considerada mãe de muitos.

A despedida de dona Jupia será realizada nesta sexta-feira, às 11h, em uma sala dentro do Cemitério Vila Aurora, em Rondonópolis, onde também ocorrerá o enterro, às 16h. 

Ela deixou duas filhas, 6 netos e 2 bisnetos. Seu terceiro filho, José Salmen, faleceu há alguns anos.
 
 Imprimir