Imprimir

Imprimir Notícia

06/06/2021 às 11:41

Corpo encontrado em terreno na Zona Sul de SP é de soldado desaparecido há uma semana

DO G1

A Polícia Civil confirmou neste domingo (6) que o corpo encontrado, no dia anterior, enterrado num terreno em Heliópolis na Zona Sul da capital paulista, é mesmo do soldado da Polícia Militar (PM) Leandro Martins Patrocínio, de 30 anos, que desapareceu há uma semana. Ele foi visto pela última vez no dia 29 de maio, quando câmeras de segurança o gravaram saindo da Estação Sacomã do Metrô em direção à comunidade. Ele estava à paisana, sem uniforme.

A morte de Leandro foi confirmada à reportagem nesta manhã pela assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil. A 5ª Delegacia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas, do DHPP, que antes investigava o desaparecimento do soldado, passou a apurar o caso agora como assassinato.

De acordo com a investigação, Leandro teria sido sequestrado, torturado e morto por criminosos após ter sido identificado por criminosos num baile funk dentro de Heliópolis. A causa da morte também não havia sido informada, pois depende do resultado do laudo necroscópico, que está sendo feito pelo Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Técnico-Científica.

Ele deveria ter ido trabalhar na madrugada de domingo (30) na Base Operacional da Polícia Rodoviária Estadual da PM, em São Bernardo do Campo, município da região metropolitana, mas não compareceu ao local.

Os policiais identificaram três suspeitos pelo crime e pediram à Justiça a decretação da prisão temporária deles pelo período de 30 dias. Até a última atualização desta reportagem não havia a confirmação se a prisão foi decretada e nem se os investigados foram presos.

Na segunda-feira (31) as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), tropa de elite da PM, havia matado um outro suspeito após suposta troca de tiros em Heliópolis durante as buscas pelo soldado. Três suspeitos que fugiram seriam os mesmos identificados pela investigação. Uma arma de fogo e duas mochilas com drogas foram apreendidas no local.

Investigação

A Polícia Civil conseguiu rastrear o celular de Leandro, e o último registro apontava para o endereço do terreno onde o corpo foi encontrado. Segundo a Polícia Militar, testemunhas contaram que ouviram pessoas comentando que um policial militar tinha sido morto e jogado no local.

Um cão farejador da policia havia encontrado o local onde o corpo estava na sexta (4). No sábado (5), escavadeiras retiraram o cadáver, que foi reconhecido pela família e submetido a exames de DNA e datiloscópico. Ele estava com calça branca e moletom escuro, que foram reconhecidas como sendo de Leandro. Um relógio encontrado na região também foi identificado pela esposa do soldado como sendo dele.

As investigações apontam que o soldado estava em um baile funk na comunidade quando foi sequestrado por criminosos. Os agentes identificaram uma compra realizada com o cartão de Leandro em um bar ao lado da festa.

A principal suspeita é a de que ele tenha sido identificado por bandidos e levado para o imóvel onde ficou mantido como refém. Segundo os investigadores, foram encontradas impressões digitais numa casa da comunidade que teria sido usada como o cativeiro do soldado. Por meio delas e de informações da investigação, a polícia identificou os três suspeitos, que ainda não tiveram os nomes e fotos divulgados.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), usou suas redes sociais para lamentar a morte do soldado. "Triste notícia. A Polícia Militar encontrou ontem o corpo do Soldado PM Leandro Patrocínio, que estava desaparecido desde o dia 29 de maio em Heliópolis. Meus sinceros sentimentos de solidariedade aos familiares e amigos", escreveu o político no seu Twitter oficial.

A PM também usou suas redes sociais no Twitter para confirmar a morte do policial. "É com pesar que a Polícia Militar informa, que o corpo encontrado na Comunidade Heliópolis zona sul de São Paulo é do Soldado PM Leandro Martins Patrocínio, sendo confirmado pela Polícia Civil."
 
 Imprimir