Imprimir

Imprimir Notícia

08/06/2021 às 08:20

Mato Grosso entra na mira do MPF por sediar Copa América em Cuiabá

Camilla Zeni

O Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá foram notificados pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre a realização da Copa América no estado. O subprocurador Carlos Alberto Vilhena, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, alegou "atos violadores dos direitos à vida e à saúde".

Ao todo estão previstos cinco jogos na Arena Pantanal, na Capital, com início a partir do dia 18 de junho. A competição começa no dia 13. 

O MPF pondera que os governos colaboram com as violações à vida por se omitirem da obrigação de “prevenir condutas transgressoras de direitos humanos no contexto de atividades empresariais e do dever de proteção contra comportamentos atentatórios a mencionados direitos fundamentais".

No ofício enviado também à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o MPF alerta que todas as cidades que serão sede do campeonato estão com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados, e que a pandemia está em meio a alta de casos de covid-19. 

O MPF pondera que a realização do evento coloca em risco a saúde dos trabalhadores, entre jogadores, equipe técnica, jornalistas, funcionários dos estádios, seguranças e todos os demais que possam se envolver na logística da Copa. 

Pontua, ainda, que a movimentação provocada pelo campeonato, com deslocamento das delegações, por exemplo, podem potencializar o aumento da transmissão do vírus, com o "aumento do fluxo de passageiros no transporte coletivo, aéreo ou não, potencializando o aumento da transmissão do vírus”.
 
 Imprimir