Imprimir

Imprimir Notícia

14/06/2021 às 18:16 | Atualizada: 14/06/2021 às 20:04

Prefeitura de VG recebe 10 ônibus adaptados ao sistema BRT

Leiagora

A Prefeitura de Várzea Grande recebeu 10 novos ônibus, que passam a compor a frota do novo sistema de transporte coletivo, do tipo BRT (Bus Rapid Transit). A entrega aconteceu nesta segunda-feira (14) e, segundo a assessoria do município, a promessa é de que em 2022 sejam entregues mais 15 ônibus e, em 2023, outros 20 veículos.

Os novos veículos coletivos têm redução de poluição do ar por meio de chassis modernos, que utilizam combustível diesel S10, 90% menos poluentes. Todos possuem ar-condicionado com filtro anti-pólen, e um esterilizador de ar na entrada do ar resfriado, que é capaz de destruir os micro-organismos no ar.

Os novos ônibus 

“É uma tecnologia nova que possibilita a troca do ar com maior eficiência, inclusive indicado contra o vírus da covid-19. Estudos apontam que esse equipamento garante que a circulação do ar interno do ônibus passe pelo filtro antiviral, onde vírus, bactéria e fungo são eliminados em 99%”, afirmou o empresário Romulo Botelho, presidente da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbano (MTU), que representa as empresas concessionárias que operam no sistema de Cuiabá e Várzea Grande.

Os coletivos possuem também campainha nos balaústres com código de braile, além de área reservada para pessoa com deficiência visual acompanhada com cão guia, rampa para cadeirante, com assento para acompanhante do cadeirante.

Todos os novos ônibus dispõem de poltronas estofadas e assentos reservados para pessoa com deficiência, obesa e idosa. São veículos com janelas lacradas, sistema de ar-condicionado com ultrafiltragem e luz ultravioleta, que inibem a propagação de vírus e bactérias, e wi-fi sem fio (internet gratuita).

A segurança dos veículos é reforçada com câmeras de vídeo, sendo três instaladas na parte interna do ônibus e uma na parte frontal, permitindo o monitoramento e mapeamento das ocorrências e identificação das linhas mais afetadas pelo trânsito, com ajuda do GPS. Os ônibus também são equipados com leitores de biometria facial, para combater o uso indevido dos cartões de gratuidade.

Segundo a assessoria, a Prefeitura Várzea Grande irá realizar um trabalho de modernização dos pontos de ônibus, começando ainda nesse semestre. O projeto também faz parte do plano de governo, que busca garantir acessibilidade e comodidade nos locais de embarque e desembarque.


 
Com informações da Secom-VG
 
 Imprimir