Imprimir

Imprimir Notícia

16/06/2021 às 11:48

Vacinas russas devem ser adquiridas ainda este mês, anuncia Carvalho

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Alline Marques

Mato Grosso deve efetivar a compra das 71 mil doses da vacina russa Sputnik, contra a covid-19, ainda neste mês. A informação é do secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, que afirma que o Governo do Estado está aguardando apenas a definição do Consórcio do Nordeste para concretizar a compra.

De acordo com Carvalho, antes de efetuar a aquisição alguns questionamentos devem ser sanados. “Tem 28 questionamentos que têm que ser respondidos com relação a isso, são as premissas para a compra da vacina. São 71 mil doses, o governador definindo isso daí deve dar a ordem de serviço para comprar essas vacinas”, explicou o integrante do primeiro escalão estadual, em entrevista à imprensa na manhã desta quarta-feira (16).

Leia também - Governo de MT consegue autorização da Anvisa para importar 71 mil doses da Sputnik

Mauro Carvalho também comentou que espera a liberação definitiva da Anvisa para a aquisição de uma maior quantidade de vacinas. “Obviamente, aguardamos a autorização definitiva da Anvisa para comprar as demais e imunizar todo o estado de Mato Grosso”, completou.

Entre as restrições impostas pela Anvisa está o volume de imunizantes importados, que devem obedecer o limite de 1% do total da população de casa estado. No caso de Mato Grosso, foram liberadas as 71 mil doses considerando a população estimada de 3,5 milhões de pessoas. Leva-se em conta a necessidade de aplicação de duas doses. 

Inicialmente, a intenção do Executivo Municipal era adquirir 2,4 milhões de doses ao valor total de R$ 67,3 milhões.
 
 Imprimir