Imprimir

Imprimir Notícia

17/06/2021 às 17:00 | Atualizada: 17/06/2021 às 17:58

Nova estação garante água 24 horas por dia para moradores da região sul de Cuiabá

Luzia Araújo

Mais de 150 mil habitantes de 86 bairros da região sul de Cuiabá passam a receber água 24 horas por dia com a construção de mais uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na capital. A ETA Sul já funciona desde março, mas foi entregue oficial pelo prefeito Emanuel Pinheiro, na manhã desta quinta-feira (16). 

O sistema de fornecimento conta com uma tecnologia inovadora e funciona de forma automatizada. Foram 14 meses de obras para a construção de 4 reservatórios, sendo um no bairro Santa Terezinha, outro no bairro Altos do Parque e mais dois no loteamento Jardim dos Pinheiros, além de uma captação de água bruta que fica no rio Cuiabá. 

Segundo o diretor-geral da Águas Cuiabá, Willian Figueiredo, o sistema já distribuiu mais de 30 bilhões de água desde que começou a operar. “O controle de processo aqui é altamente rigoroso com laboratório com alta tecnologia que entrega uma água de qualidade para a população 24 horas por dia. Eu visitei vários bairros antes da obra e eu vi o que é não ter água e depois tive o prazer e voltar nas casas e ver as pessoas terem água 24 horas por dia. Isto muda a vida da população”. 

O presidente da ARSEC, Alexandro de Oliveira, disse que a falta de água na região era constante na autarquia. “Atendíamos, constantemente, os líderes comunitários que buscavam ajuda para solucionar o problema das famílias que viviam a falta de água e esta mudança veio com a obra desta estação”. 

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou que a universalização do saneamento básico da na capital é um compromisso da sua gestão. “Quando há anos atrás poderíamos imaginar que teríamos praticamente 100% de água tratada na torneira, sem intermitência. Desde de vereador de Cuiabá era sempre o mesmo drama, quatro dias com água, outros três sem. Esta região sofria até agora e as pessoas não tinham noção do que estávamos fazendo, mas agora estão sentindo o avanço da nossa gestão”. 
 
 Imprimir