Imprimir

Imprimir Notícia

22/06/2021 às 11:18 | Atualizada: 22/06/2021 às 15:10

Em Mato Grosso, 338.729 eleitores estão com o título cancelado

Leiagora

Em Mato Grosso, 338.729 eleitores estão com o título cancelado e, portanto, estão impedidos de exercer diversos direitos civis. Para regularizar essa situação, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou contactar as 57 zonas eleitorais do Estado pelo whats app. 

O eleitor que estiver com o título cancelado fica impedido de obter a certidão de quitação eleitoral. Esse documento é utilizado para o exercício de diversos direitos civis, entre eles: tirar ou renovar passaporte; tomar posse em cargo ou função pública; fazer ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de licitações, bem como contratar com a administração pública.

O eleitor que estiver no exterior e teve o título cancelado pode regularizar a sua inscrição na repartição Consular ou Embaixada do Brasil que atenda a sua localidade, munido de documento oficial de identificação, ou entrar em contato com o cartório eleitoral, quando retornar ao Brasil.

Possíveis causas do cancelamento

Tem o título cancelado, o eleitor que não compareceu às urnas por três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição), quem não vota por três turnos consecutivos e não justifica.

Além disso, o eleitor tem sua inscrição eleitoral cancelada se ele não fez a  biométrico. 
 
 Imprimir