Imprimir

Imprimir Notícia

22/06/2021 às 22:17 | Atualizada: 22/06/2021 às 22:55

Lucas do Rio Verde registra furto de 84 doses de vacina AstraZeneca

Eduarda Fernandes

O município de Lucas do Rio Verde registrou o furto de 84 doses da vacina AstraZeneca, contra a covid-19, que estavam armazenadas no Posto de Saúde da Família (PSF) Rio Verde. O imunizante foi aspirado dos frascos, que foram deixados para trás. Na noite desta terça-feira (22), a secretária de Saúde do município, Fernanda Heldt Ventura, registrou boletim de ocorrência na delegacia da Polícia Judiciária Civil reportando o crime. Ela alerta que a vacina só dura 6 horas após o frasco ter o lacre rompido.

A situação foi detectada ao final do dia de vacinação, após contagem do estoque. Ao ser comunicada da situação, imediatamente a secretária se deslocou até a delegacia. No PSF em questão, estavam 120 pessoas com comorbidades para esta terça e mais 120 do mesmo grupo de prioridade para esta quarta-feira (22).

As doses foram levadas para o PSF nessa segunda (21), ao final do dia. “Como a pessoa que fez o que fez retirou o líquido de dentro dos frascos e deixou os frascos, a equipe que estava vacinando não identificou isso no início do dia [de hoje]. Ontem quando as doses foram entregues, elas estavam num invólucro lacrado. E isso foi conferido e confirmado pela pessoa que recebeu ali no PSF Rio Verde. Então a gente sabe que elas saíram da Vigilância e chegaram no PSF lacradas. Depois disso é que... A sala onde elas ficam fica trancada com chave. E no final agora do dia foi verificado que cerca de 17 frascos estavam vazios e eu fui acionada”, relatou a secretária em entrevista à imprensa local, cuja fala foi transmitida pelo veículo MT Agora.

A procuradora do município, Derlise Marchiori, contou que assim que foi contatada pela secretária, ligou para o promotor de Justiça Daniel Mariano e para o delegado de Polícia Civil, Eugênio Rudy Júnior - este para solicitar reforço na segurança do PSF.

“Os dois policiais estiveram lá, a gente conversou com os funcionários, com os servidores, doutora Fernanda acompanhou. Fizemos todas as vistorias no local, isolamos a sala, e estamos na delegacia agora fazendo os boletins de ocorrência”, explica Derlise.

Ainda segundo a procuradora, a secretária de Saúde já foi ouvida na delegacia, bem como as duas servidoras que ficam responsáveis pela vacinação. Além da investigação policial, ela ressalta que o município irá instaurar uma sindicância para apurar a responsabilidade dos fatos.

Entre hoje e amanhã (23), um perito deve analisar a sala, que está isolada.

Quanto às pessoas que estão agendadas para receber a vacina, a secretária de Saúde garante que não serão prejudicadas, pois o município ainda dispõe de doses e, além disso, ela irá requisitar reposição ao Estado. “O Estado tem uma reserva técnica prevendo perdas e eu espero que a gente consiga sensibilizar o Estado diante do acontecido para que não haja também nenhum prejuízo dos que receberiam, porque são 84 doses a menos”.

A secretária fez um apelo à população, que se souber de algo sobre as vacinas, entre em contato com a polícia ou com a prefeitura. “Nós também vamos investigar dentro da prefeitura porque é um órgão público, é um prédio público. Então nós temos as escalas dos profissionais, de todo mundo que entrou, que saiu. Vamos investigar”.

Confira abaixo a nota da prefeitura sobre o caso:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde esclarece que registrou Boletim de Ocorrência, nesta terça-feira (22), após constatar a ausência de 84 doses da vacina contra a Covid-19 da marca AstraZeneca. Os imunizantes estavam em um PSF, onde seriam utilizados para vacinação por agendamentos.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que todas as doses de imunizantes recebidas semanalmente ficam centralizadas na Vigilância em Saúde, de onde são redistribuídas aos PSFs à medida em que os agendamentos são realizados.

A unidade básica de saúde em questão foi abastecida com 210 doses, total que seria suficiente para os agendamentos de terça e quarta-feira. Desse número, cerca de 90 doses já haviam sido aplicadas. No final da tarde, ao conferir o estoque, trabalho que é feito diariamente, e perceber 17 frascos vazios, uma das servidoras da unidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. Uma equipe da Polícia Civil foi acionada para fazer o registro da ocorrência e isolamento do local. A Secretaria informa que a sala do PSF onde ficam os imunizantes não tinha câmera ou controle de acesso.

Conforme a Procuradoria Municipal, será instaurada uma sindicância interna para apurar o caso e todas as medidas cabíveis serão tomadas conforme decorrer do processo. O Ministério Público também já foi informado sobre o caso. O Município segue acompanhando a investigação da Polícia para prestar esclarecimentos à população.

A Secretaria de Saúde informa ainda que a vacinação por agendamento prevista para esta quarta-feira não será prejudicada. 

A Prefeitura fará as devidas solicitações ao Governo do Estado a fim de obter uma reserva técnica, reaver o quantitativo perdido e não causar prejuízos àqueles que receberiam as doses furtadas.

TRANSPARÊNCIA
Reiterando o compromisso em manter a transparência com a sociedade luverdense, a Prefeitura salienta que, de acordo com o painel de distribuição de vacinas do Governo do Estado de Mato Grosso, dos 141 municípios, Lucas do Rio Verde é o quinto colocado com maior índice de aplicação de vacinas, sendo 78% dos imunizantes já aplicados em primeira e segunda dose. As demais doses ainda em reserva são destinadas à segunda dose ou aguardam agendamento por pré-cadastro.

No portal exclusivo para Coronavírus, no site da Prefeitura, em “Transparência”, é possível acompanhar todo o processo de recebimento e destinação de doses do município pelos documentos oficiais do Ministério da Saúde e Governo do Estado de Mato Grosso. No “Vacinômetro”, todas as doses já aplicadas e à quais públicos foram destinados. 

Demais informações sobre o panorama atual da vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde, acesse: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus.
 
 Imprimir