Imprimir

Imprimir Notícia

23/06/2021 às 15:17 | Atualizada: 23/06/2021 às 15:18

Ministério da Saúde autoriza 4 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para VG

Angélica Callejas

O Ministério da Saúde publicou quatro portarias no Diário Oficial da União, nessa terça-feira (22), dispondo sobre a autorização da abertura e custeio de 91 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para nove estados. Em Mato Grosso, serão abertos quatro leitos, na Unidade de Pronto Atendimento Ipase, em Várzea Grande, no valor de R$ 57.446,40.

Além de
Mato Grosso, oss nove estados que receberão os leitos são: Ceará, Amazonas, Bahia, Sergipe, São Paulo, Goiás, Maranhão e Minas Gerais. O repasse para o custeio no mês de junho ultrapassa o valor de R$ 1,3 milhão.

Os leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar são voltados para pacientes de covid-19, que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio. A autorização ocorre sob demanda dos estados, que possuem autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários.

O pedido de autorização para o custeio dos leitos covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação.


 
Com informações do Ministério da Saúde
 
 Imprimir